EDP paga aos consumidores por contadores defeituosos - TVI

EDP paga aos consumidores por contadores defeituosos

Empresa vai reembolsar 4,1 milhões de euros

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António Mexia afirmou esta quinta-feira que a decisão do regulador energético em obrigar a EDP a pagar um total de 4,1 milhões de euros aos consumidores por erros em contadores defeituosos vai de encontro ao que a empresa sempre defendeu.

O presidente executivo da EDP, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia do lançamento da primeira pedra da nova sede da empresa, afirmou que a decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) «é totalmente compatível e em linha» com o que a empresa já havia anunciado, que era de compensar os clientes pelo erro da contagem da eletricidade em mais de 105 mil consumidores.

António Mexia sublinhou que encara esta questão «como algo natural e que faríamos sempre», sabendo, no entanto, que «houve um número limitado de pessoas prejudicadas».

«Todos compramos carros das melhores marcas mundiais e, por vezes, [a marca] pede-nos para levar o carro [à oficina] para mudar o filtro de óleo ou outra coisa qualquer e não deixamos de acreditar nessa marca por isso», disse o presidente da EDP, fazendo a analogia com os anúncios de várias marcas automóveis de recolha de veículos com problemas defeituosos.

António Mexia disse que o problema aconteceu porque um dos fornecedores de contadores à EDP, neste caso a Janz, entregou uma série com defeito na contagem das horas.

Acrescentou que a EDP não iria deixar de trabalhar com a Janz, «uma empresa que sempre cumpriu», até porque sendo portuguesa, era dever da elétrica «proteger a indústria nacional para manter os empregos».

A ERSE anunciou em comunicado que a EDP terá de compensar os consumidores com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem em 4,1 milhões de euros.

No caso dos erros de reparametrização do contador, o montante ascende a 2,102 milhões de euros, enquanto na situação de relógio com precisão inadequada o valor é de 2,010 milhões de euros.

Este pagamento é realizado de forma automática através de crédito na fatura de eletricidade, sem necessidade de reclamação dos consumidores afetados.
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