Venizelos: «Haverá governo na Grécia esta 3ª feira» - TVI

Venizelos: «Haverá governo na Grécia esta 3ª feira»

Líder do Pasok garante que haverá coligação com o partido vencedor das eleições de domingo

Relacionados
O lider do Pasok, Evangelos Venizelos, garantiu esta segunda-feira que amanhã haverá um novo governo de coligação na Grécia, juntamente com os conservadores da Nova Democracia, o partido eleito este domingo pelos gregos, mas que não conseguiu a maioria absoluta.

«Samaras (líder da Nova Democracia) e eu concordámos que o país precisa de um governo imediatamente. É claro que devemos dar uma imagem séria, tanto para dentro como para fora», disse Venizelos, após um encontro com o líder conservador, acrescentando que «as negociações têm de chegar a bom porto amanhã», avança a agência Efe.

No entanto, o líder do terceiro partido mais votado, pediu a Samaras que entregue o mandato para a formação de governo ao Presidente da República, Karolos Papoulias, e que seja este a gerir as negociações para formar um governo de unidade».

Uma fonte oficial da Nova Democracia revelou também à agência Reuters, que amanhã deverá ser conhecido o novo governo da Grécia. «Amanhã vamos conseguir um acordo, iremos formar governo», revelou, antes de acrescentar que o Pasok deverá indicar, entretanto, os nomes para o próximo Executivo.

Depois da vitória de ontem, o líder da Nova Democracia já se encontrou com o Presidente para dar início à ronda de negociações com os outros partidos, de forma a tentar chegar a um acordo com vista à criação de um governo de coligação, numa altura em que a Europa pressiona para que seja resolvido este impasse político que dura há mais de um mês no país.

O Pasok, que ficou atrás do Syriza (a coligação de esquerda radical), pode possibilitar um governo com maioria absoluta no Parlamento de Atenas.

O Syriza, pela voz do seu líder, já afastou a possibilidade de vir a chegar a um consenso para se juntar a um executivo de coligação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados