«Le Monde» passa a ser controlado pela Prisa - TVI

«Le Monde» passa a ser controlado pela Prisa

Jornais

Editores vão perder controlo do diário até ao Verão

Relacionados
O jornal francês «Le Monde» vai passar a ser controlado pelo grupo espanhol Prisa, que já detém uma participação de 15% no diário, avança esta segunda-feira a imprensa francesa.

«Os editores vão perder o controlo do diário» que até ao Verão deverá estar sob alçada espanhola, escreve o «La Tribune» numa notícia em que refere que a recapitalização do grupo francês acontece no âmbito «da crise financeira mais grave de toda a sua história».

De acordo com a agência EFE esta é «uma operação indispensável de reforço dos fundos próprios do grupo» que levará a que os accionistas «históricos» passem a minoritários.

Isso mesmo refere um comunicado difundido na sexta-feira pelo grupo, depois de uma reunião do Conselho de Administração do grupo francês, em que não são mencionadas eventuais negociações com a Prisa.

A nota refere apenas refere que o Conselho de Administração está de acordo com a necessidade de organizar a estrutura accionista do grupo para garantir a sua independência editorial, escreve a Lusa.

O «La Tribune» cita diversas fontes que confirmaram que a Sociedade de Editores do Monde, que controla o diário francês desde a sua criação há mais de 66 anos, «deve deixar o lugar à espanhola Prisa».

Também o diário «Les Echos» escreve sobre o «sismo esperado no Le Monde» que levará à perda de controlo dos accionistas históricos.

O mesmo jornal acrescenta que, apesar de a administração do grupo francês não ter adiantado nomes, «sabe-se que o principal investidor com quem está a negociar é o grupo espanhol Prisa».

[Notícia actualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE