OE2011: buscar 500 milhões à Segurança Social «é uma possibilidade» - TVI

OE2011: buscar 500 milhões à Segurança Social «é uma possibilidade»

Deputado do PS Vítor Baptista

Deputado do PS Vitor Baptista propõe arrecadar 500 milhões d euros através do Fundo de Estabilização da Segurança Social

Relacionados
Buscar 500 milhões de euros ao Fundo de Estabilização da Segurança Social «é uma possibilidade». A ideia é do deputado socialista Vítor Baptista, em resposta a Assunção Cristas, no debate sobre o Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano, no Parlamento.

«Vítor Baptista disse, em entrevista ao Diário Económico, que é possível ir buscar 500 milhões de euros ao Fundo de Estabilização da Segurança Social», lembrou a deputada do CDS, acrescentando: «Este Governo vai cortar na despesa primária à custa de cortes dos apoios sociais, das pensões, do esforço das famílias».

Em resposta, Vítor Baptista disse que «essa é uma possibilidade, como outras».

«Quando houver discussão na especialidade, teremos o nosso grupo de trabalho e vamos ver quais as áreas onde podemos intervir» para arrecadar os 500 milhões de euros, valor apontado pelo ministro das Finanças de quanto custou às contas públicas o acordo com o PSD para viabilizar o OE.

Também sobre o peso da carga fiscal no bolso dos portugueses, Vítor Baptista e Assunção Cristas estão em desacordo:

«Temos uma carga fiscal inferior à média da União Europeia», salientou o socialista.

Já a deputada do CDS propôs: «Faça o exercício de comparar a nossa carga fiscal com o PIB português. Verá que Portugal continua a ser um dos países da Europa onde o esforço fiscal é dos maiores».

De onde virão os 500 milhões de euros que faltam?
Continue a ler esta notícia

Relacionados