Governo espanhol corta 50 mil milhões nos gastos públicos - TVI

Governo espanhol corta 50 mil milhões nos gastos públicos

Zapatero (Lusa)

Espanha aprova plano plurianual de «austeridade económica»

Relacionados
[Actualizada com mais informação]

O Governo espanhol aprovou esta sexta-feira um plano plurianual de «austeridade económica» que cortará 50 mil milhões de euros aos gastos públicos até 2013, no intuito de conseguir nesse ano reduzir o défice para 3% do PIB.

Desemprego em Espanha afasta portugueses

Espanha aprovou ainda uma proposta de reforma do sistema de pensões que prevê o aumento da idade de reforma para os 67 anos, diz a Lusa.

María Teresa Fernández de la Veja, «número dois» do Governo espanhol, explicou aos jornalistas que o plano, aprovado na reunião desta sexta-feira do Conselho de Ministros, abrange várias medidas que permitam a sua imediata implementação.

O executivo espanhol vai abraçar uma política de moderação salarial no sector do Estado, pelo que prevê uma quebra de 0,3% nos gastos com salários.

Apesar do desemprego estar em níveis recorde, Espanha vai reduzir a oferta de emprego no Estado ao adoptar uma taxa de reposição de 10%. Mais, não será efectuada nenhuma nova contratação de pessoal.

Recorde-se que Espanha conta com um dos défices mais elevados na Zona Euro. O da Grécia terá tocado valores superiores a 12% do PIB e, em Portugal, o «buraco» das contas públicas fixou-se em 9,3% do PIB em 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE