Bispos pedem a Obama que não aprove lei «diabólica» - TVI

Bispos pedem a Obama que não aprove lei «diabólica»

Bush receber Obama na Casa Branca

Igreja Católica apreensiva com projecto de lei que «promove a indústria do aborto»

Relacionados
Os bispos da Igreja Católica nos Estados Unidos vão pedir a Barack Obama, presidente eleito do país, que não aprove uma lei «diabólica» que promova «a indústria do aborto», refere a Lusa.

«Um projecto de lei nesse sentido (liberdade de escolha) foi apresentado ao Congresso e pode vir a tornar ilegal qualquer interferência no acesso ao aborto» disseram os bispos numa declaração emitida durante a sua reunião anual em Baltimore, também nos Estados Unidos.

Se tal lei for aprovada «passará a impossibilitar que o povo norte-americano possa estabelecer limites e condições para a prática de abortos», disse também a declaração.

Condenando o aborto como «um acto médico que mata», os bispos advertiram que, se a lei for aprovada, a unidade nacional, que Barack Obama pediu, durante o discurso de vitória nas presidências, para combater a crise financeira, «será», segundo os bispos «impossível de atingir.»

O aborto nos Estados Unidos é legal desde 1973 por decisão tomada pelo Supremo Tribunal do país.

A nova lei presente no Congresso norte-americano prevê que as mulheres, caso decidam abortar, possam fazê-lo sem que antes tenham de passar por qualquer processo de aconselhamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE