A gafe da segunda dama dos EUA (vídeo) - TVI

A gafe da segunda dama dos EUA (vídeo)

O «vice» de Barack Obama, Joe Biden, e a sua mulher, Jill Biden

Mulher de Joe Biden diz que marido recusou cargo de secretário de Estado para estar com a família

Relacionados
A mulher de Joe Biden protagonizou uma gafe durante o programa «Oprah Winfrey Show», ao afirmar que o agora vice-presidente dos EUA, recusou o cargo de secretário de Estado, que lhe fora oferecido por Barack Obama, para ter «mais tempo para a família», noticia a Associated Press.

Jill Biden, convidada do programa, juntamente com o marido, afirmou, na segunda-feira, que o presidente eleito teria oferecido a Joe Biden o cargo de secretário do Estado, entretanto ocupado por Hillary Clinton, mas que o democrata recusara dada a função trabalhosa em causa, que o obrigaria a longas ausências.

«Se aceitares o cargo de secretário de Estado, estarás sempre longe de nós, nunca te veremos. Talvez só ao jantar e de vez em quando. Se fores vice-presidente ( . . .) nós poderemos ir para a nossa casa, ir aos eventos e ficarmos juntos o tempo todo. E isso é o mais importante para nós», aconselhou-o a mulher.



A gaffe arrancou uma sonora gargalhada na assistência a que não escapou Joe Biden.

Sem comentar as declarações da mulher, o actual vice-presidente dos EUA afirmou ter «aceitado imediatamente o cargo, mesmo sem ter a certeza de qual seria o melhor lugar para servir». Segundo Biden, o trabalho na equipa de Obama funciona em «parceria».

«Ele (Obama) é o presidente dos Estados Unidos, mas eu disse-lhe quando me perguntou [sobre qual dos dois cargos aceitaria]: «Tu és o presidente. Qualquer decisão que tomes, eu aceito», afirmou Biden.

No mesmo dia, a equipa de Barack Obama emitiu um comunicado sobre as declarações de Jill Biden. Segundo a porta-voz do vice, Elizabeth Alexander, a mulher de Joe «sabia como qualquer pessoa que acompanhou a campanha que o presidente eleito teria a hipótese de escolher entre dois cargos, de vice-presidente e de secretário de Estado».

De acordo com a mesma nota, «apenas um cargo foi oferecido a Joe Biden, o de vice-presidente, cabendo-lhe a ele aceitar ou não a proposta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados