UE: 10 por cento de biocombustíveis até 2020 - TVI

UE: 10 por cento de biocombustíveis até 2020

  • Portugal Diário
  • 15 fev 2007, 16:06

Portugal com objectivos mais ambiciosos nas energias renováveis

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Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) adoptaram hoje, em Bruxelas, o objectivo de os veículos automóveis consumirem obrigatoriamente dez por cento de biocombustíveis até 2020, noticia a Lusa. Foi também acordado o objectivo da UE produzir a partir de fontes renováveis 20 por cento do consumo bruto de energia até 2020, mas sem carácter obrigatório.

No final do Conselho de Ministros da Energia dos 27, o secretário de Estado Adjunto, da Indústria e Inovação, Castro Guerra - que representou Portugal na reunião - recordou que «Portugal tem um objectivo mais ambicioso» no que respeita às energias renováveis. «Temos um objectivo que passou de 39 para 45 por cento», sublinhou Castro Guerra.

O secretário de Estado sublinhou, por outro lado, que biocombustíveis - o biodiesel e o bioetanol - «são os sucedâneos claros da gasolina e do petróleo», dos quais Portugal é completamente dependente.

«A partir da política energética podemos potenciar a política agrícola», nomeadamente incentivando a produção de milho, matéria-prima a partir do qual se pode produzir biodiesel, referiu Castro Guerra.

Portugal aposta nas energias renováveis

A 24 de Janeiro, primeiro-ministro estabeleceu, perante o Parlamento, como metas até 2010 aumentar de 39 para 45 por cento o consumo de electricidade com base em energias renováveis e fazer com que os transportes gastem dez por cento em biocombustível.

Os biocombustíveis são mais limpos que os tradicionais combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás, porque emitem menos dióxido de carbono, principal responsável pelo efeito de estufa.

Num relatório divulgado dias antes da intervenção de José Sócrates na Assembleia da República, Bruxelas considerou que Portugal não vai conseguir cumprir o objectivo anteriormente assumido de produzir 39 por cento do consumo bruto de electricidade a partir de fontes renováveis de energia em 2010.

A adopção progressiva de biocombustíveis é um dos caminhos para chegar à redução obrigatória para 120 gramas por quilómetro das emissões de dióxido de carbono (CO2) para carros novos vendidos na UE até 2012, proposta este mês pela Comissão Europeia.
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