Costa quer «desencardir» Lisboa - TVI

Costa quer «desencardir» Lisboa

Operação Natal em Lisboa - Foto Patrícia Pires

E controlar velocidade na Baixa. Novas passadeiras serão pintadas

Relacionados
António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), apresentou esta segunda-feira a «Operação Natal» da capital. No Teatro Municipal D. Maria II foram apresentados dois planos de higiene urbana e um de tráfego. «Passeios desencardidos, ruas junto a zonas comerciais limpas, lombas, controlo de velocidade a 50 km/h, passadeiras novas e mais tempo para os peões atravessaram as avenidas» foram algumas das ideias anunciadas pelo autarca.

Numa época em que muito se fala do perigo para quem anda a pé nas cidades, António Costa quer uma época de Natal com «mais segurança» para os peões. «Prioridade ao peão» é o nome do plano que vai incidir na Baixa Pombalina e em seis zonas comerciais: Avenida de Roma, Campo de Ourique, envolvente às Amoreiras, envolvente ao Colombo, zona do El Corte Inglês e envolvente ao Fonte Nova».

Controlo de velocidade e lombas

Esta prioridade para o peão consiste na implementação de «cinco novas passadeiras, repintar passagens de peões e implementar bandas redutoras de velocidade». Mas a gestão de tráfego também será alterada. O tempo de espera para atravessar será diminuído, enquanto o tempo do sinal verde para peões será aumentado. Além disso, haverá um controlo de velocidade nos 50km/h, que originará semáforos vermelhos sempre que seja excedido. A área afectada começa no Terreiro do Paço, sobe a Baixa, passa pelos Restauradores e termina no Marquês de Pombal.

«Desencardir passeios»

A operação Natal levada a cabo pela CML, em parceria com uma empresa privada a Unilever, pretende ainda «desencardir a cidade» e torná-la mais limpa em áreas de comércio. Dois planos foram elaborados com vista a «acabar com a imagem de desleixo» de Lisboa, justificou António Costa.

A «limpeza em profundidade dos passeios, com detergente e escova» em bairros históricos e zonas comerciais começa esta segunda-feira e finda a 30 de Novembro. O plano terá um custo final de 23 mil euros.

Já o Plano de limpeza da «época Natalícia», que também começa hoje e termina na véspera de Natal ficará por quase 25 mil euros. As zonas onde a afluência de pessoas vai sofrer um acréscimo terá «mais varredores e recolha de resíduos».

Apelo aos cidadãos

Para garantir a segurança do peão e a higiene da cidade António Costa considera que todos «devem ter consciência do contributo que podem dar. Não sujando e conduzindo o seu veículo com moderação e prudência na cidade».

Para justificar a escolha de áreas da cidade o edil recordou a situação económica da autarquia. «Será uma acção contínua mas há momentos em que é preciso fazer um esforço acrescido. Neste momento não pode ser toda a cidade».

Acordo para breve

No final do encontro, António Costa foi questionado pelos jornalistas sobre a situação do Porto de Lisboa. O autarca afirmou «ainda estar em negociações com o Governo» sobre a matéria, mas espera dentro de uma, duas semanas, ter novidades».
Continue a ler esta notícia

Relacionados