Nomeações: Passos vai divulgar as provas ainda hoje - TVI

Nomeações: Passos vai divulgar as provas ainda hoje

Depois de Sócrates negar nomeações escondidas, líder do PSD diz que vai mostrar os e-mails «até para o próprio Governo averiguar o que se passa»

Relacionados
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta segunda-feira em Torres Novas que vai divulgar «ainda hoje» as provas de que o Governo anda a fazer nomeações na administração central e deu ordem para não serem publicadas em Diário da República.

Depois de José Sócrates ter desmentido a denúncia do líder laranja, Passos Coelho afirmou que vai revelar os e-mails que lhe foram fornecidos. «Ainda hoje darei conhecimento à comunicação social dos elementos de que disponho, até para o próprio Governo averiguar o que se passa».

Ao final da tarde foi a vez de João Tiago Silveira revelar que com «rigor, escrúpulos e estrita necessidade» houve de facto seis nomeações.

A denúncia foi feita durante uma acção de campanha em Coruche e depois explicada aos jornalistas presentes no local. «Tenho recebido, da parte de funcionários públicos, denúncias que apontam nesse sentido. O Estado está, nomeadamente no Ministério da Justiça, a fazer nomeações para cargos intermédios da administração e, ao mesmo tempo, a solicitar que essas nomeações não sejam publicadas em Diário da República, a não ser depois de o próximo Governo tomar posse. O que indicia, a ser verdade, uma atitude deliberada de ocultar as nomeações que estão a ser realizadas», começou por referir, acrescentando:

«É importante que se esclareça devidamente esta situação, porque o país não pode estar a reconhecer um tempo de transição eleitoral em que o Governo produz nomeações que não sejam justificadas e que não quer dar a conhecer ao país. Espero que o Governo clarifique o que se está a passar nesta matéria e que a Imprensa Nacional Casa da Moeda também o faça».

José Sócrates disse, em declarações aos jornalistas, que essa era uma «acusação gratuita», pois o Governo deixou simplesmente de fazer nomeações a partir do momento em que entrou em gestão.

«Demos orientações expressas para não haver nomeações em nenhuma área durante o Governo de gestão», disse Sócrates. Mas os socialistas não gostaram das acusações do líder social-democrata e, incomodados, preparam-se esta tarde para reagir mais uma vez à acusação.

Notícia actualizada
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE