Soares: «Ramos Horta vai ficar vivo graças à GNR» - TVI

Soares: «Ramos Horta vai ficar vivo graças à GNR»

  • Portugal Diário
  • 14 fev 2008, 17:54
Ramos Horta, presidente timorense - Foto Lusa

Ex-presidente realça que Xanana tem gerido situação com «savoir faire»

Relacionados
O ex-presidente português Mário Soares elogiou, esta quinta-feira, a forma como as autoridades timorenses estão a gerir a situação no país depois dos atentados, bem como a actuação da GNR na resposta ao ataque contra Ramos Horta.

«Xanana Gusmão - a quem mandei um telegrama, aliás como a Ramos Horta - tem estado a tentar estabilizar muito bem a situação, com muita prudência e muito «savoir faire», disse Mário Soares aos jornalistas, acrescentando noutro passo que «há que ter esperança no bom senso e na capacidade timorense».

Dizendo-se «evidentemente muito preocupado» com a situação em Timor-Leste e com o estado de saúde do presidente timorense, Soares destacou «o papel singular e extraordinário» da GNR, «porque se Ramos Horta está vivo e vai ficar vivo, porque vai restabelecer-se, é graças à GNR».

Multidão despede-se de Reinado

Timor: polícia abre caça ao homem

O embaixador de Portugal em Paris, António Monteiro, apelou à reconciliação nacional em Timor-Leste para a «recuperação plena» do país e também condenou os «actos criminosos» que ocorreram na passada segunda-feira (hora local).

«Apelo à reconciliação nacional. É necessário um entendimento e uma recuperação plena para bem de Timor-Leste», disse o embaixador aos jornalistas à margem do colóquio «O Serviço Diplomático Português do 25 de Abril à Actualidade e Perspectivas de Futuro», organizado pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, e que hoje decorre na Assembleia da República.

António Monteiro defendeu ainda que o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, «não deve desistir perante estas dificuldades» e sublinhou a necessidade de entender «estes atentados como actos criminosos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados