EDP Renováveis vale entre 8,5 e 9,5 mil milhões de euros - TVI

EDP Renováveis vale entre 8,5 e 9,5 mil milhões de euros

EDP Renováveis

Decisão final sobre a entrada em bolsa nas próximas semanas

Relacionados
Os analistas do BCP Investimento avaliam a EDP Renováveis entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros, revela um relatório de «research» a que a agência «Lusa» teve acesso.

Os especialistas deste banco-que integra o consórcio de assessores financeiros da eléctrica que está a preparar a dispersão de capital da sua área de renováveis-consideram que o «entreprise value» (EV) da EDP Renováveis se situa dentro deste intervalo de valores.

A EDP está a estudar a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis, através de um aumento de capital de entre 20 a 25 por cento, prevendo-se que seja anunciada uma decisão final sobre o assunto nas próximas semanas.

E, esta terça-feira, António Mexia disse na apresentação formal da EDP Renováveis que a entrada em bolsa «é o mais correcto e adequado», não tendo, no entanto, assumido qualquer decisão final.

As vantagens

Os analistas do BCP Investimentos consideram que a dimensão da EDP Renováveis no segmento eólico confere-lhe uma vantagem competitiva face aos concorrentes em diversos pontos considerados críticos, como a sua posição privilegiada num sector em expansão, a diversificação do risco em termos de regulação, política e condições do vento.

Neste documento, que serve para os assessores financeiros da EDP testarem o mercado sobre a viabilidade da operação e as suas condições de colocação, o «entreprise value» corresponde à soma do total de capitais investidos na empresa (incluindo a dívida) na unidade de negócios da EDP Renováveis na Europa (Neon) e na norte-americana (Horizon), sendo necessário para calcular o valor a que serão colocadas no mercado as acções da nova empresa.

O BCP Investimentos avalia a Neon entre 5,2 e 5,7 mil milhões de euros e a Horizon entre 3,4 e 4 mil milhões.

As acções da EDP fecharam a valorizar 1,85% para 4,13 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados