ASAE encerra 14 restaurantes chineses e apreende produtos - TVI

ASAE encerra 14 restaurantes chineses e apreende produtos

Negócios da China

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou 14 restaurantes chineses.

Relacionados
A ASAE, que efectuou hoje uma operação envolvendo todas suas Direcções Regionais que inspeccionaram 130 restaurantes chineses em todo o país, anuncia em comunicado.



Mais de 100 elementos da ASAE, integrados em 64 brigadas das Direcções Regionais do Norte (15), Centro (12), Lisboa e Vale do Tejo (20), Alentejo (11) e Algarve (6) instauraram 113 contra-ordenações e 3 processos-crime (estes na região de Lisboa e Vale do Tejo).



Dos 14 estabelecimentos encerrados, 10 estão localizados na região de Lisboa, 3 no Centro e um no Alentejo.



Na operação, denominada «Oriente» foram apreendidas duas toneladas e meia de produtos.



A Taxa de Incumprimento no total dos 130 restaurantes fiscalizados atingiu os 89%, o que contrasta com uma percentagem entre os 28 e 38% verificada em outras acções de fiscalização já efectuadas em estabelecimentos de restauração.



A operação visou verificar se os serviços prestados pelos restaurantes de cozinha chinesa estavam devidamente licenciados e se as regras de segurança, asseio e qualidade dos géneros alimentícios eram cumpridas, explica a mesma fonte.



A lei prevê para estes casos coimas que podem ir dos 25,00 euros a 7.500 euros e penas que podem atingir os três anos de prisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados