EDP vende posição na Turbogás e Portugen por 140 milhões - TVI

EDP vende posição na Turbogás e Portugen por 140 milhões

EDP

Com operação, eléctrica reconhece mais-valia consolidada de 50 milhões de euros

Relacionados
A EDP, através da sua participada EDP Gestão da Produção, celebrou na passada terça-feira com a International Power Portugal Holdings um contrato de compra e venda com vista à alienação das suas participações de 40% e 27% no capital social na Turbogás Produtora Energética e Portugen, respectivamente. Uma operação que vai permitir à eléctrica nacional encaixar 140 milhões de euros.

«Esta transacção envolve um preço de 140 milhões de euros e encontra-se condicionada à aprovação das instituições financeiras envolvidas no financiamento da Turbogás. Com a confirmação desta alienação, a EDP reforça a estratégia de desinvestimento de activos não estratégicos, activos onde detém posições minoritárias e por conseguinte sem possibilidade de realização de sinergias», adianta a empresa em comunicado enviado ontem à noite à CMVM.

Através desta operação, a EDP diz ainda que reconhece uma mais-valia contabilística consolidada de 50 milhões de euros.

De referir que, de acordo com a eléctrica, a Turbogás é uma empresa de direito português, constituída em 1994 com o objectivo de desenvolver, construir e operar a central de ciclo combinado a gás da Tapada do Outeiro com uma capacidade de 1.008 MW. A Turbogás opera ao abrigo de um contrato de aquisição de energia com a REN. A Portugen é uma empresa de direito português, constituída com o objectivo de prestar a operação e manutenção à referida central de ciclo combinado.

As acções da EDP seguem inalteradas nos 4,12 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados