Nova plataforma de compra e venda de usados entre particulares - TVI

Nova plataforma de compra e venda de usados entre particulares

Crise: Vendidos menos 12 mil carros em 2006

Estará a funcionar a partir das 18 horas desta quinta-feira a AutoParticular, uma plataforma de compra e venda de carros usados, apenas para particulares, que promete vantagens para vendedores e compradores, face aos stands normais.

Relacionados
A empresa vai divulgar gratuitamente o anúncio de venda dos particulares, não só no seu site oficial mas também na imprensa, e cobra uma fee, uma espécie de comissão fixa, apenas se o negócio for fechado, de 200 euros, explicou o director-geral, Pedro Avilez, em conferência de imprensa.

A AutoParticular garante que serão disponibilizados apenas carros de particulares e não de comerciantes. O proprietário do veículo fornece os dados do mesmo à empresa, carregando-os através do site ou por telefone, e, ao contrário do que acontece em qualquer stand, a empresa faz uma «avaliação» gratuita do veículo e emite um preço recomendado, que estará disponível, juntamente com os outros dados do veículo, incluindo imagens, para os potenciais compradores consultarem.

AutoParticular garante vantagens financeiras face a stands tradicionais

A plataforma garante que os negócios por si «promovidos» vão gerar uma poupança para o comprador e uma vantagem para o proprietário, face ao que aconteceria através do canal profissional, ou seja, através de um stand normal.

Por exemplo, para um ligeiro de passageiros de 2002, 1.9 diesel, a empresa estima ser possível uma criação de valor de 2.800 euros, sendo que quem vende pode ganhar 1.400 euros e quem compra poupar outro tanto. É que, segundo as suas contas, por este veículo, um stand ofereceria ao proprietário 9.700 euros, para depois o vender a outro consumidor por 12.800, obtendo assim uma margem bruta de 3.100 euros. Para este mesmo carro, a AutoParticular aconselha um preço de venda de 11.400 euros.

Se o negócio for fechado entre o proprietário e o comprador a este valor, quem vende ganha mais 1.400 euros do que ganharia na venda a um stand, e quem compra pagaria menos 1.400 euros do que na compra a um stand. Os 11.400 euros incluem já a «comissão» da AutoParticular, que é, recorde-se de 200 euros.

Para aumentar a «segurança» do comprador, a empresa estabeleceu dois acordos, um deles com a Bosch Car Service, uma rede de oficinas profissionais onde poderão ser feitas inspecções aos veículos por 50 euros, para se saber qual o estado do mesmo e o orçamento para eventuais reparações necessárias.

Além disso, o comprador pode ainda adquirir uma garantia para o veículo, graças à parceria entre a AutoParticular e a Europ Assistence. Para já, as garantias vão estar disponíveis a partir de 300 euros, para períodos entre 6 e 12 meses e apenas para ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, até aos 10 anos de idade, cobrindo motor, caixa de velocidades e transmissão. Em breve, as duas empresas esperam aumentar o prazo dos seguros e também a cobertura, alargando ainda a possibilidade a outros segmentos, como os todo-o-terreno.

Tanto as inspecções pré-venda como as garantias são opcionais, mas nos casos em que o proprietário recorra a estes serviços, o valor de avaliação do carro pode ser alterado.

A empresa tem ainda acordos com seis entidades bancárias, entre elas as quatro maiores do mercado, de forma a permitir ao cliente optar pela solução de financiamento mais vantajosa, tendo em conta o seu perfil de risco.

Empresa espera atingir milhares de viaturas em breve

«Amanhã vamos arrancar apenas com 10 ou 20 carros, de consumidores que nos pediram já para colocarmos os anúncios, mas a ideia é muito em breve passar para as centenas ou milhares de automóveis», disse Pedro Avilez.

A AutoParticular contará com seis funcionários e espera abrir, já em Março, um balcão onde os particulares poderão ser atendidos pessoal e fisicamente.

Para quem quiser contactar a empresa, haverá um call center, disponível no número 210 994 388, e ainda um Serviço de Atendimento a Clientes: 210 195 494. As informações dos veículos para venda podem ser enviadas para central@autoparticular.com
Continue a ler esta notícia

Relacionados