Bruxelas quer máximo de 11 cêntimos por SMS - TVI

Bruxelas quer máximo de 11 cêntimos por SMS

Ericsson

Quase três vezes menos que o valor médio cobrado pelas operadoras

Relacionados
Se fizer férias na Europa em 2009, a sua factura de SMS deverá ser bem menor. A Comissão Europeia vai adoptar ainda este mês uma proposta que impõe um tecto máximo de 11 centimos (sem IVA) para as mensagens de texto em «roaming», disseram ontem ao «Diário Económico» fontes comunitárias. É quase três vezes menos do que o valor médio cobrado pelas operadoras, que os reguladores nacionais calculam ser de 29 cêntimos.

É uma proposta da comissária das telecomunicações, Vivianne Reding, a luxemburguesa que vergou as empresas do sector à «eurotarifa», reduzindo fortemente o preço do «roaming» das chamadas na Europa. Agora é a vez dos 2,5 mil milhões de SMS enviados em «roaming» na UE todos os anos, mensagens que custam dez vezes mais do que as enviadas em «casa».

Numa reunião a 29 de Novembro, os ministros europeus que tutelam o sector, entre eles Mário Lino, poderão apoiar esta proposta, passando a bola para o Parlamento Europeu, que deverá aprová-la de forma a que entre em vigor em Agosto de 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE