Número de MMS caiu no 4º trimestre para menos de 11 mil - TVI

Número de MMS caiu no 4º trimestre para menos de 11 mil

Anacom

Serviço tem tráfego muito reduzido

Relacionados
O número de mensagens de imagem (MMS) enviadas pelos portugueses ascendeu a 10.832 no quarto trimestre do ano passado, uma queda de 9,5% face ao terceiro, revelam dados da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).

Desde Janeiro de 2007 o número de mensagens multimédia enviadas pelos utilizadores deste serviço decresceu 16,5%.

«Saliente-se que este serviço é de algum modo condicionado pelos equipamentos disponíveis, pelo que a sua utilização ainda não é muito frequente. De acordo com os elementos disponíveis verifica-se que, em média, cada assinante do STM apenas enviou uma mensagem multimédia no trimestre em análise», explica a Anacom.

«De referir que o volume de tráfego deste serviço é relativamente reduzido e a sua evolução ao longo do tempo é muito influenciada por ocorrências associadas a determinados operadores», acrescenta.

Videochamadas caem 14%

Já no que se refere a vídeochamadas, no quarto trimestre foram realizadas cerca de 800 mil, o que corresponde a um decréscimo de 14,1% em relação ao trimestre procedente.

O tempo de conversação associado a estas vídeochamadas diminuiu igualmente em cerca de 14,1% face ao trimestre anterior. Desde Janeiro de 2007 o número de vídeochamadas realizadas pelos utilizadores deste serviço decresceu 18,5%.

«A utilização desta facilidade de serviço, pelas suas características, está também dependente dos equipamentos disponíveis, exigindo que tanto o chamador como o chamado disponham de equipamentos compatíveis com o serviço», pode ler-se no comunicado da Anacom.

Tráfego de Roaming em forte queda

No trimestre em análise, e em relação ao trimestre anterior, o tráfego de roaming in (tráfego cursado, originado e terminado, nas redes nacionais por assinantes de redes estrangeiras) registou um decréscimo de cerca de 52,5% no caso das chamadas, 48,6% no caso dos minutos e 57,2% no caso das mensagens.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, registaram-se taxas de crescimento de cerca de 11,6, 17,9 e 31,3%, respectivamente para os casos das chamadas, minutos e mensagens.

A duração média das chamadas de roaming in foi de 127 segundos neste trimestre, ou seja, mais 9 segundos que no trimestre anterior.

O tráfego de roaming out (tráfego gerado e terminado por assinantes dos operadores nacionais enquanto utilizadores de redes de outros operadores no estrangeiro) apresentou, também, variações trimestrais negativas: 10,5% nas chamadas, 5,1% nos minutos e 9,4% nas mensagens.

Em termos homólogos, ocorreu uma variação positiva, de 56%, no número de mensagens escritas enviadas em roaming out, compatível com a tendência de crescimento que se tem vindo a constatar na utilização desta forma de comunicação.

O número de chamadas e o número de minutos em roaming out registaram igualmente uma variação homóloga positiva (16,5 e 26,5%, respectivamente). A duração média das chamadas em roaming out foi de 157 segundos, ou seja, mais 9 segundos que no trimestre anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE