Chuva dificulta desobstrução de vias na ilha Terceira - TVI

Chuva dificulta desobstrução de vias na ilha Terceira

Várias casas inundadas e famílias desalojadas

Relacionados
A chuva está a dificultar os trabalhos de desobstrução de vias que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários dos Açores está, desde a madrugada, a realizar na freguesia do Porto Judeu, na ilha Terceira.

«A situação está muito complicada. Chove há muitas horas consecutivas e a perspetiva é de continuar durante o dia de hoje», disse à agência Lusa Ricardo Barros, vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários dos Açores.

Cerca das 00:00 (hora local, 01:00 em Lisboa), uma ribeira transbordou no centro da freguesia do Porto Judeu, provocando inundações e danificando viaturas.

A Proteção Civil registou apenas um ferido, que foi atingido por uma pedra quando atravessava a estrada.

Durante a noite foram realojadas «30 pessoas, que ficaram em casa de familiares», e foram afetadas mais de 20 habitações, sendo que «três delas estão inabitáveis».

Segundo Ricardo Barros, os realojamentos foram, na sua maioria, «medidas preventivas».

O centro da freguesia continua intransitável, devido ao excesso de água e pedras, apesar dos esforços das equipas da Proteção Civil no local.

«Há máquinas, neste momento, a tentar desobstruir a estrada, mas temos trabalho para muitas horas, sobretudo porque continua a água a dar-nos algumas preocupações», frisou Ricardo Barros.

O vice-presidente da Proteção Civil dos Açores salientou que a chuva tem dificultado os trabalhos, «porque os terrenos estão demasiado encharcados», acrescentando que a maior parte das ribeiras da ilha tem caudais que ¿causam alguma preocupação».

«Vamos esperar que não haja mais danos materiais e, sobretudo, que não haja perdas humanas, como aconteceu, infelizmente, em S. Miguel», adiantou.

A Proteção Civil dos Açores registou, também na ilha Terceira, algumas inundações na Praia da Vitória. A Via Vitorino Nemésio, que liga as cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória está «interrompida», devido ao transbordo de uma ribeira na freguesia das Fontinhas.

O mau tempo nos Açores provocou ainda um deslizamento de terras no lugar de Burguete, freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, em S. Miguel, que soterrou total ou parcialmente três casas e matou três pessoas.

Três famílias ficaram desalojadas e outras casas da mesma zona, na base de uma encosta, foram evacuadas.

As escolas da ilha Terceira e do concelho da Povoação, na ilha de S. Miguel, foram encerradas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, por causa das previsões de mau tempo para o arquipélago até à meia-noite, noticia a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE