Gerry McCann pode ser «Homem do Ano» - TVI

Gerry McCann pode ser «Homem do Ano»

  • Portugal Diário
  • 6 dez 2007, 15:40
Casal McCann  [Arquivo]

Jornal escocês coloca-o na lista de candidatos ao lado de Brown

Relacionados
O pai da pequena Madeleine McCann, desaparecida em Maio no Algarve, consta da lista de candidatos a «Escocês do ano» elaborada pelo jornal Scotland on Sunday. Na lista estão outros nomes como Gordon Brown, Alan Johnston (jornalista da BBC sequestrado em Gaza, Palestina), o actor James McAvoy ou o treinador da Escócia Alex McLeish.

No link onde são apresentados os nomeados, o jornal pergunta aos leitores «Qual o escocês que mais os inspirou no ano passado?», ou seja, em 2007. Seja por serem rostos de sucesso nas áreas de trabalho ou rostos tornados conhecidos por eventos especiais. A votação vai durar uma semana e ainda está a decorrer.

Discussão em Inglaterra

Segundo a imprensa britânica terá havido uma acesa troca de palavras entre a equipa da Polícia Judiciária que esteve em Birmingham com os técnicos do laboratório.

De acordo com Daily Mail os cientistas britânicos acusam a judiciária de ser «pouco profissional e ter feito uma recolha de vestígios amadora». Já os inspectores portugueses terão questionado o tempo demorado pelo laboratório para fazer os exames.

«A Culpa dos McCann»

O livro A Culpa dos McCann, do jornalista Manuel Catarino, lançado esta quarta-feira em Lisboa, analisa os acontecimentos e a investigação da Polícia Judiciária (PJ) do «caso Maddie». Este é o terceiro livro publicado sobre o tema.

«Todos os passos da investigação surgem neste documento fundamental, que constitui uma visão desassombrada sobre uma colossal teia de informações, manobras, convicções e conjecturas que continua a alimentar a comunicação social de todo o mundo», refere uma nota introdutória da obra, que tem prefácio do antigo inspector da PJ Francisco Moita Flores.

«O livro não é um libelo acusatório. Reconstrói evidências, coloca-as em correlação e revela-as. Não ajuíza. Apenas dá notícia», escreve Moita Flores no prefácio, intitulado «Nas entranhas do mistério».

A obra inclui, também, uma entrevista «actual e inédita» ao criminalista José Manuel Anes, que «faz um exame imparcial à investigação conduzida pela Polícia Judiciária».

«Que aconteceu a Maddie? A quem cabe a culpa do seu desaparecimento? Que investigação foi feita para a encontrar?», são questões que a obra tenta responder face a um mistério que se transformou num fenómeno mediático mundial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados