Infarmed retira Octagam do mercado por risco de tromboses - TVI

Infarmed retira Octagam do mercado por risco de tromboses

medicamentos

Fármaco em causa é habitualmente usado em doentes imunodeprimidos, que não têm anticorpos

Relacionados
A Autoridade do Medicamento ordenou esta sexta-feira a suspensão do medicamento de uso hospitalar Octagam ¿ imunoglobulina ¿ e a sua recolha imediata do mercado por potencial risco de tromboses.

De acordo com uma circular informativa da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), citada pela agência Lusa teve acesso, é recomendada a suspensão das autorizações de introdução no mercado do medicamento Octagam 5 por cento e 10 por cento, solução para perfusão.

«Uma vez que estes medicamentos vão deixar de estar disponíveis, os médicos deverão substituí-los por um tratamento alternativo», refere o Infarmed, adiantando que os hospitais que os tenham devem deixar de os administrar, procedendo à sua devolução.

A Agência Europeia do Medicamento recomendou a suspensão deste fármaco por «se ter vindo a verificar um potencial aumento do risco de ocorrência de episódios tromboembólicos».

Esta suspensão será mantida até que o titular tenha rectificado o problema, refere o Infarmed.

A imunoalergologista Susana Lopes da Silva explicou à Lusa que o fármaco em causa é habitualmente usado em doentes imunodeprimidos, que não têm anticorpos.

Segundo a médica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, existem no mercado alternativas a este medicamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE