Médico português na investigação a crimes de guerra em Gaza - TVI

Médico português na investigação a crimes de guerra em Gaza

Escolas das Nações Unidas em Gaza

Comissão independente de peritos foi solicitada pela Liga Árabe

Relacionados
O médico-legista português Francisco Côrte-Real integra uma comissão internacional que vai averiguar a partir deste domingo em Gaza a existência de alegados crimes de guerra e violações de direitos humanos, disse o especialista à Lusa.

«Esta comissão independente de peritos foi solicitada pela Liga Árabe e pretende verificar se existiram alegados crimes de guerra e alegadas violações de direitos humanos» durante a recente ofensiva israelita na Faixa de Gaza, afirmou o médico-legista e vice-presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Medicina Legal.

A comissão de peritos, que estará no território até sexta-feira (dia 27), é constituída por seis elementos, na maioria, juristas.

«Um professor de direito sul-africano, um juiz jubilado norueguês, um professor de direito internacional holandês, um advogado espanhol e uma advogada australiana», explicou o elemento português e o único com formação médica.

Durante os seis dias de trabalho em Gaza, a comissão tem previstas visitas a hospitais, onde irá falar com vítimas do conflito, e reuniões com várias Organizações Não Governamentais (ONG) da área dos Direitos Humanos.

«O objectivo é obter o máximo de informação», assegurou Francisco Côrte-Real, adiantando que a equipa de peritos irá posteriormente produzir um relatório técnico «baseado nos factos concretos e objectivos» recolhidos no território.

A ofensiva israelita, que decorreu entre 27 de Dezembro e 17 de Janeiro, fez mais de 1.300 mortos palestinianos e causou enormes estragos materiais neste território palestiniano sobrepovoado e controlado pelos radicais do Hamas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE