Etarras vão ser extraditados - TVI

Etarras vão ser extraditados

Justiça

Relação deu provimento a mandado de detenção europeu

Relacionados
Actualizada às 16:40

O Tribunal da Relação deu, esta quinta-feira, provimento ao mandado de detenção europeu que pendia sobre Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron. Os dois suspeitos de pertencerem à ETA, detidos em Janeiro, em Torre de Moncorvo, vão agora ser extraditados para Espanha.

Etarras: pedido de asilo político «fora de questão»

Na decisão divulgada esta quinta-feira, na sequência de um recurso da defesa, os juízes da Relação ordenam o «oportuno cumprimento» da decisão de enviar para Espanha os alegados etarras Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, presos preventivamente em Portugal.

Contudo, a entrega às autoridades espanholas dos dois suspeitos está dependente de um eventual recurso da defesa para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), tendo 15 dias para o fazer, e de outro recurso também da defesa relacionado com a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) sobre a delegação de competências para os dois arguidos serem julgados em Espanha.

Garikoitz García Arrieta está indiciado em Portugal pelos crimes de roubo de viatura e terrorismo, enquanto Iratxe Yáñez Ortiz de Barron é suspeita dos delitos de falsificação de documentos e adesão e apoio a actividade terrorista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE