Jovens de Cascais vão passar as férias a proteger a Natureza - TVI

Jovens de Cascais vão passar as férias a proteger a Natureza

Natureza (arquivo)

Programa «Natureza Observa» distribui actividades de carácter ambiental pelos jovens

Relacionados
Mais de uma centena de jovens de Cascais já se inscreveram no programa municipal «Natura Observa», que convida os mais novos a participarem em actividades em prol da Natureza, durante o período de férias escolares, noticia a Lusa.

A iniciativa, que arrancou em 2007, começou por juntar cerca de 80 voluntários. No ano passado, participaram 500 jovens e para este ano estão previstos mais de 1500 voluntários, embora seja um valor indefinido uma vez que as inscrições estão abertas continuamente.

O arranque da quarta edição da iniciativa está marcado para quarta-feira e decorre até Setembro. Só nos próximos 15 dias vão participar 162 jovens.

Organizados em equipas, os jovens vão distribuir-se em diversas actividades, como limpeza do Parque Natural Sintra-Cascais, recuperação de ribeiras do concelho, restauro e protecção do património arquitectónico, entre outras.

O sentimento entre os jovens é unânime. «Em vez de passarmos as férias em casa em frente à televisão ou computador, estamos em contacto com a Natureza e trabalhamos por uma boa causa», referem.

Para o vice-presidente da Câmara de Cascais e vereador do pelouro do Ambiente, Carlos Carreiras, o programa «Natura Observa» mostra que «com o empenho de todos os técnicos e voluntários, é possível fazer um país melhor».

«Além de poderem passar as férias em convívio com os colegas e em contacto com a Natureza, ficam também pessoas mais enriquecedoras e podem até descobrir os vossos talentos e aferir o vosso futuro», disse o autarca às dezenas jovens presentes na apresentação do programa, esta terça-feira.

O vereador do pelouro da juventude, Miguel Pinto Luz, acrescentou que o projecto «dá um conhecimento técnico e um conhecimento interior para os jovens que têm aqui uma oportunidade de deixar uma marca de grande valor no território de Cascais e de Portugal».

Os voluntários vão ter direito a uma bolsa diária de 12 euros, estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais e vão ter transporte assegurado entre a Estação de Cascais e a Quinta de Vale de Cavalos (base operacional do Natura Observa).

Cada voluntário só pode participar num projecto por quinzena, podendo, no entanto, repeti-lo ou participar noutra actividade nas quinzenas seguintes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE