Saiba quanto vai pagar de impostos pelo seu carro - TVI

Saiba quanto vai pagar de impostos pelo seu carro

Opel Corsa

O novo imposto único de circulação, antigo selo, vai penalizar os carros a gasóleo, monovolumes e de cilindradas mais altas.

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Se quiser poupar no novo Imposto sobre Veículos (ISV), ganhar o estatuto de amigo do ambiente e ir menos vezes ao posto de abastecimento: compre um carro híbrido.

Os dois únicos modelos disponíveis no mercado português, Toyota Prius e o Honda Civic garantem um desconto de 50% no imposto pago no acto de aquisição porque, apesar da cilindrada superior a 1.300 cm3, as emissões de dióxido de carbono (CO2) são inferiores a 110g/km, refere o «Diário Económico».

No caso do Honda Civic, o ISV será de 920,40 euros e o Imposto Único de Circulação (IUC) ascenderá a 100 euros anuais.

Os carros bi-fuel (podem utilizar GPL e gasolina) também têm direito a desconto no ISV (40%) e a vantagem do GPL ser mais barato do que a gasolina e o gasóleo. No entanto, existem pouco modelos bi-fuel disponíveis no mercado e com valores de venda elevados.

Mas quando o orçamento não permite apostar em novas tecnologias, o melhor será comprar um carro de baixa cilindrada e a gasolina como o Peugeot 107 ou o Citroen C1, poupa no ISV, que será ligeiramente superior a 700 euros e gasta menos gasolina.

Na compra de um Renault Clio 1.2, um dos carros mais vendidos no mercado português e com menor consumo de combustível, pagará 1.367,54 euros no acto de compra e um IUC de 100 euros anuais.

As boas notícias: poderão estar próximas opções mais baratas na tecnologia híbrida. A Opel vai apresentar no Salão Automóvel de Frankfurt de 2007 o concept-car Corsa Hybrid que terá um consumo médio de cerca de 3,75 litros de gasóleo por 100 km e emissões de 99g CO2/km.

Com o novo regime fiscal os carros a gasóleo foram penalizados, apesar deste combustível continuar mais barato. Em termos teóricos os carros diesel deveriam ser beneficiados porque o nível de emissões de CO2 no diesel é inferior à gasolina, mas o valor do imposto por grama aumentou mais no diesel que na gasolina e estes veículos acabam por ser de facto penalizados.

O imposto nos carros a gasóleo está ainda dependente das emissões de partículas. Algumas das hipóteses mais económicas, em impostos e consumo de combustível serão o Citroen C1 1.4 HDI, o Peugeot 107 1.4 HDI ou o Fiat Panda 1.3 JTD.
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