O carro está disponível em Portugal a partir de 19.630 euros e vem inaugurar a geração «8» da Peugeot.
Este modelo sucede à «berlina 307», com mais de 3 milhões de viaturas comercializadas em seis anos, 21.500 das quais em Portugal.
Sendo uma aposta «primordial» para a Peugeot, o novo 308 retoma o conceito de arquitectura semi-elevada lançado com o 307, mas oferece «prestações optimizadas».
Conta com grandes superfícies vidradas, conjugadas com o tejadilho panorâmico em vidro (de série ou em opção, em função das versões).
Para além da capacidade de reciclagem, a aerodinâmica, os motores com tecnologias recentes, tanto a gasolina como a diesel, o filtro de partículas aditivado, as ligações ao solo (pneus Michelin Energy Saver e direcção assistida electro-hidráulica), o controlo do peso (com utilização de materiais compósitos, de alumínio e de chapas de elevada resistência), tudo foi estudado para optimizar os consumos de combustível e limitar as emissões de CO2.
Além disso, o 308 pode receber até 7 airbags, entre os quais o airbag de coluna de direcção. Tem três versões, a Premium, a Executive e a Sport.
A nível de cores estão disponíveis em Portugal nove cores de carroçaria: Branco Banquise, Azul Montebello, Azul Tauranga, Cinzento Auminium,Cinzento Thorium, Cinzento Cendré, Cinzento Shark, Preto Perla Negra e Vermelho Babylone.
Características do 308
Em complemento do desempenho da estrutura em termos de resistência aos impactos, o 308 dispõe de uma «panóplia» de elementos de protecção:
- Sete airbags para protecção dos ocupantes: dois airbags frontais adaptativos, um airbag de coluna de direcção, dois airbags laterais e dois airbags tipo «cortina».
- Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação e alertas sonoros de fecho ou abertura dos cintos, acrescidos de uma informação visual por pictogramas num painel luminoso.
- Apoios de cabeça à frente e atrás (a forma dos apoios de cabeça dianteiros para o contacto com a cabeça no caso de uma colisão).
- Um sistema de anti-afundamento na traseira, de desempenho graças à estrutura inferior do banco em chapa arqueada. O piso apresenta dois esporões destinados a reter o banco no caso de um impacto e a mantê-lo solidário com o piso.
Foi dedicada uma atenção, ainda, à segurança das crianças: o 308 foi concebido com três localizações Isofix para receber um banco de criança compatível, uma à frente e duas nos lugares laterais traseiros.
![Novo Peugeot 308 chega sexta-feira a Portugal - TVI Novo Peugeot 308 chega sexta-feira a Portugal - TVI](https://img.iol.pt/image/id/7738231/400.jpg)
Novo Peugeot 308 chega sexta-feira a Portugal
- Carla Pinto Silva
- 27 set 2007, 11:29
![Peugeot 308](https://img.iol.pt/image/id/7738231/1024.jpg)
O novo peugeot 308 chega já esta sexta-feira ao mercado nacional.
Relacionados
Continue a ler esta notícia