Sócrates rejeita aumento do IVA - TVI

Sócrates rejeita aumento do IVA

Primeiro-ministro diz que medida não está inscrita no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC)

Relacionados
Lançado no debate quinzenal na Assembleia da República por Paulo Portas e, mais tarde, por Heloísa Apolónia, José Sócrates foi redutor sobre se o Governo pretende aumentar o IVA.

Veja aqui as declarações de Sócrates no Parlamento

Sócrates reforça confiança no PEC

TGV é para avançar com apoio de Passos Coelho

«O Governo vai cumprir o PEC», disse o primeiro-ministro a Heloísa Apolónia, do partido Os Verdes. «A senhora deputada vê lá o aumento do IVA? Não vê?», dando assim a entender que manterá inalterado este imposto.

«Estamos confiantes e seremos fiéis ao nosso programa. São essas medidas que importam tomar», sustentou José Sócrates.

Desemprego: Governo desconhece poupança com corte

Portugal está mesmo a ser alvo de especulação?

Mas Paulo Portas não ficou convencido e admite que o aumento do IVA será a consequência de o Governo «não retificar» o rumo na despesa pública.

Receitas com impostos «acima do esperado»

José Sócrates preferiu antes falar das receitas com os impostos indirectos, como IVA e imposto de selo, durante o primeiro trimestre de 2010, que ficaram «acima do orçamentado» do Governo.

«As receitas brutas do IVA subiram, em Março, 10% e de acordo com dados provisórios de Abril, verifica-se um bom comportamento quer na receita líquida ou bruta», disse José Sócrates.

Em relação às exportações subiram, em Janeiro e Fevereiro, 9%, o melhor resultado dos últimos quatro anos, como explicou o primeiro-ministro referindo-se aos números já divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, ao mesmo tempo que a produção industrial subiu 5,8% em Março.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE