Prisa encaixa 279 milhões com venda de 25% da Santillana - TVI

Prisa encaixa 279 milhões com venda de 25% da Santillana

Prisa reorganiza área de audiovisual

Mais-valias para o grupo que detém a Media Capital é de 213 milhões

Relacionados
A Prisa concretizou esta quinta-feira a venda de 25% do Grupo Santillana, do qual detinha a totalidade do capital.

A posição foi alienada ao fundo de capital privado DLJ South American Partners (DLJSAP) e representou, para o grupo que detém a Media Capital, um encaixe de 279 milhões de euros.

Com o valor do negócio, o grupo editorial fica avaliado em 1.116 milhões de euros. Para a Prisa, a mais-valia foi de 213 milhões de euros.

«A operação enquadra-se no plano anunciado pela Prisa, de incorporar sócios estratégicos, capital, tecnologia e mercados, e representa para a Santillana a entrada de um novo sócio para o desenvolvimento das suas actividades na América Latina, especialmente no Brasil e México», explica o grupo espanhol, que também detém a Agência Financeira.

A Prisa explica ainda que a maior parte dos fundos se destinará a amortizar dívida, de acordo com o plano alcançado com os bancos.

A reestruturação acordada prevê o uso de até 100 milhões de euros em futuros investimentos com vista à expansão da Santillana, especialmente nos mercados brasileiro e mexicano.

Do negócio resulta ainda uma nova composição do Conselho de Administração do grupo editorial, tendo sido incorporados dois representantes do DLJSAP.

O fundo de capital privado investe em empresas na América Latina, com especial enfoque no Brasil, Chile e Argentina. Com a operação, amplia a sua actividade a Espanha, Portugal, México e Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE