Opinião: «Pacheco Pereira tem razão e documentos devem ser utilizados» - TVI

Opinião: «Pacheco Pereira tem razão e documentos devem ser utilizados»

Marques Mendes falou ainda do discurso de Cavaco Silva, que considerou «assertivo, coerente e necessário»

Relacionados
Marques Mendes coloca-se ao lado de Pacheco Pereira e disse, esta quinta-feira, no habitual comentário no tvi24, que os despachos do caso PT/TVI devem ser divulgados. O antigo líder do PSD teme que se crie, com esta situação, uma polémica que acabe por descredibilizar a comissão de inquérito parlamentar ao negócio.

«Parece que ele tem razão e estes documentos deveriam ser utilizados. Por três razões: primeiro - foi a comissão que solicitou ao procurador e ao juiz de Aveiro estes documentos relativos às escutas. Portanto, se a comissão os pede, agora é ela que os deita borda fora e não os utiliza? Parece uma contradição», justificou.

«Segundo, ainda mais importante - o procurador e o juiz de Aveiro enviaram aqueles documentos. Se eles, que são o garante da legalidade os enviaram, é a comissão que agora diz que eles não podem ser utilizados por razões legais? Parece a comissão a ser mais papista que o Papa», continuou.

«E finalmente: (...) os magistrados de Aveiro, as autoridades judiciárias, enviaram os documentos dizendo que têm matéria importante, relevante para a descoberta da verdade. Então se as autoridades judiciais consideram isto, os deputados acham o contrário?», questionou.

Marques Mendes considerou que pode estar a criar-se uma «polémica indesejável» e «no final, vai ser uma confusão de todo o tamanho e os portugueses a dizerem: ¿lá estão eles às turras, não se entendem¿. E uma comissão de inquérito que prometia muito e dá em coisa nenhuma».

O antigo líder social-democrata pronunciou-se também sobre o discurso de Cavaco Silva, nas cerimónias do 10 de Junho, considerando-o «assertivo, coerente e necessário». A palavra «insustentável» não surpreendeu o comentador do tvi24, que considera que «insustentável é a verdade dos factos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados