Lucros da Naturgas Energía atingem 17,8 milhões em 2005 - TVI

Lucros da Naturgas Energía atingem 17,8 milhões em 2005

electricidade

A Naturgas Energía, empresa do Grupo Energias de Portugal (EDP) obteve lucros de 17,8 milhões de euros, em 2005, o que representa uma subida de 2,2% face a 2004, isto num ano «complexo para o sector, dado o forte aumento do preço das matérias-primas energéticas, que não tiveram um reflexo imediato nas tarifas de gás».

Relacionados
A empresa, que apresentou hoje, em Bilbau, os seus resultados referentes ao exercício de 2005, o segundo ano completo após a sua privatização, anunciou que o volume de negócios alcançou os 676 milhões de euros, valor que representa um crescimento superior a 36% face ao exercício anterior.

A empresa justifica este aumento com «o crescimento do número de Clientes, ao forte incremento de venda de electricidade, mas também pela tendência altista das matérias-primas energéticas nos mercados internacionais».

Carteira de clientes ultrapassa os 560 mil

A carteira total de clientes da Naturgas Energía atingiu os 564.603, dos quais 550.762 eram clientes de gás, 94.493 correspondiam ao mercado liberalizado e 13.841 de electricidade.

O total de energia comercializada cresceu 26,6% para os 12.981 GWh. A empresa destaca, também, o incremento em electricidade que alcançou um aumento de 196% face a 2004.

O grupo Naturgas Energía é o segundo maior distribuidor de gás em Espanha, com uma quota de mercado de 12%, ocupando a terceira posição no mercado de transporte, com uma quota de mercado de 12% e o sexto distribuidor, com uma quota estimada de 5%.

No que diz respeito ao País Basco, a Naturgas Energía consolidou a sua posição de líder indiscutível quer na distribuição de gás, quer enquanto comercializador de energia no mercado liberalizado. Neste momento, a empresa ocupa a segunda posição no mercado de electricidade.



Investimentos superiores a 50 milhões em 2005

O Grupo Naturgas Energía realizou, no exercício de 2005, investimentos que ultrapassaram os 50 milhões de euros, «um valor inferior ao estimado inicialmente e que se deve ao atraso na aquisição da participação na Bilbogas, bem como a complexidade do processo de construção do desdobramento do gasoduto Bergara-Irún, a segunda fase do projecto Euskadour».

A Naturgas Energía prevê iniciar os trabalhos do troço Bergara-Irún, de 87 quilómetros, no primeiro semestre do ano.

Recorde-se que a Naturgas Energía assinou um acordo para a aquisição de 50% da Bilbogas que ainda era propriedade do município, conseguindo desta forma cumprir um dos objectivos estratégicos estabelecidos para 2005. Em Dezembro de 2005, a empresa já havia adquirido 45% do capital social que ainda não detinha da Gas Hernani, e também os 45% não detidos na Gas Pasaia. Estas operações estão enquadradas na estratégia do Grupo que visa a aquisição das distribuidoras municipais Bascas onde participa enquanto accionista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados