Jornal de «um mundo ideal» para receber o Papa - TVI

Jornal de «um mundo ideal» para receber o Papa

Jornais [arquivo] - Foto Lusa

Publicação com informação fictícia que pretende dar voz a «um discurso alternativo» durante a visita de Bento XVI

Relacionados
Um jornal com notícias fictícias de «um mundo ideal» em que, por exemplo, as mulheres poderiam ser padres, vai ser lançado na segunda-feira, dando voz a «um discurso alternativo» por ocasião da visita de Bento XVI a Portugal.

Chama-se «i diário», é uma iniciativa da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) e será lançado na véspera da visita do Papa a Portugal, com uma conferência de imprensa e distribuição gratuita nas estações de metro junto ao Largo do Chiado e ao Largo de Camões, em Lisboa.

«Mulheres vão poder ser padres» é a manchete do jornal, que acrescenta ainda que «o Papa Ratzinger irá conceder o direito das mulheres à ordenação e à ascensão a todos os cargos que lhes estavam vedados, incluindo o próprio Papado».

O casamento de Teresa e Marta, um apelo do Vaticano ao uso de contraceptivos, um «acto de contrição» do Reino Unido pela guerra no Iraque, o fim das «políticas repressivas da imigração», o anúncio do fim das propinas e a anulação da dívida externa do Haiti são as outras chamadas de primeira página.

O jornal que será distribuído na segunda-feira «pretende ser um discurso alternativo àquele com que vamos ser bombardeados e bombardeadas nos três dias da visita do Papa», explicou à agência Salomé Coelho, vice-presidente da UMAR.

Pretende ainda ser transversal, cruzando «várias categorias e discriminações», realçou. «São notícias fictícias», mas «se nós [as] lemos e acreditamos, isso reconfigura a própria noção de possibilidade», considera.

«Se acreditamos em algum momento [nas notícias escolhidas] é porque é possível que aquilo aconteça», frisa a psicóloga, sublinhando que o jornal «tem também um efeito mobilizador».

Bento XVI estará em Portugal de 11 a 14 de Maio e visitará Lisboa, Fátima e Porto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados