Criada a primeira associação para combater cancro do pulmão - TVI

Criada a primeira associação para combater cancro do pulmão

Ministros e tabaco

Instituição pretende apoiar pessoas que querem deixar de fumar, reduzir o risco de desenvolver a doença e ajudar os doentes com cancro

Relacionados
Foi criada em Portugal a primeira associação com o objectivo de combater e prevenir o cancro do pulmão, a doença cancerígena com maior índice de mortalidade no país.

Segundo António Araújo, o presidente da Pulmonale (Associação Portugal de Luta Contra o Cancro do Pulmão), esta «luta nasceu porque havia um vazio no apoio ao cancro com pulmão», citado na Lusa.

«Aparecem 3500 novos casos de cancro do pulmão por ano, sendo o quarto cancro mais incidente e aquele que mais mata. Cerca de 85 por cento dos casos são fumadores ou ex-fumadores e está a aumentar o número de casos em mulheres, como consequência de terem aumentado o consumo do tabaco», explicou.

A associação pretende apoiar as pessoas que querem deixar de fumar, reduzir o risco de desenvolver a doença, ajudar os doentes com cancro e os familiares e amigos, ajudar nas campanhas de prevenção de início de consumo de tabaco e ainda na investigação científica.

O trabalho vai ser feito essencialmente a dois níveis: por um lado, através de informação disponibilizada no site da associação sobre a doença e sobre o que existe em termos de apoios e, por outro lado, através de apoio que será dado nas futuras instalações da Pulmonale.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE