Festa é festa

Exclusivo «Festa é Festa»: O «caldo entorna» em jantar especial

  • TVI Novelas
  • 25 mai, 15:17
Exclusivo «Festa é Festa»: O «caldo entorna» em jantar especial - TVI

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) vai tapando um e outro ouvido para perceber se está melhor ou não. Aida chega carregada de sacos e diz que foi à cidade comprar coisas para o jantar de Gabanna (Bruno Cabrerizo), pois descobriu que Florinda (Ana Brito e Cunha) ia dar um jantar em casa dela, mas não podia permitir que isso acontecesse e decidiu juntar-se ao mesmo. Tomé nem pode ouvir falar em Albino (Pedro Alves) e Gabanna e recusa-se a ir a esse jantar.

Aida (Ana Guiomar) está danada por Tomé não querer ir ao jantar e não admite que ele lhe faça uma desfeita daquelas. Tomé não está a ouvir muito bem e Aida nota que algo se passa. Tomé finge que está tudo normal, pois não quer que se saiba da sua condição e aceita ir jantar para acabar com a conversa, mas volta a dizer que não devia ir. Aida está muito empolgada com o jantar.

Aida já chegou e está pronta para cozinhar. Quina põe Aida no seu lugar e diz que já está tudo orientado para o jantar. Aida insiste que uma coisa não invalida a outra e avisa que Gabanna gosta muito de comer, já que foi a primeira a fazer um jantar temático e bem viu o que ele comeu. Aida surpreende todas quando mostra um grande queijo que comprou. Aida ri-se da ignorância das outras e explica que aquele queijo vai servir para fazer a pasta. Ninguém percebe exatamente como e Aida diz que já lhes vai mostrar. Albino e Delfim (António Melo) veem o queijo e ficam impressionados. Começam a fazer contas ao vinho que vão ter de beber para dar conta do queijo. Estão todos espantados a olhar para o queijo. Aida vai dando o seu show sobre como se faz massa lá dentro. Delfim diz que já viu aquilo em Lisboa e acha que Quina (Maria Rueff) vai gostar.

Guida chega e Delfim disfarça os olhares para Quina. Delfim fica incomodado por elas estarem ali tão próximas. Já estão todos à mesa, onde Aida vai terminando a sua massa no queijo. Estão todos muito curiosos com aquilo. Gabanna está deliciado com os pratos que prepararam. Tomé continua a ouvir mal, mas não quer que se note. Albino quer fazer um discurso, mas Aida continua a exibir os seus dotes culinários. Começam a falar um por cima do outro e ninguém percebe nada.

A confusão continua e Gabanna percebe que se foi enfiar noutra casa de malucos. Aida acaba o prato e Albino o seu discurso. Aida começa a servir todos e serve Gabanna primeiro do que Tomé, o que deixa este irritado. Todos provam a massa de Aida mas ninguém adora, nem mesmo ela. Aida explica que o prato é mesmo assim e os italianos apreciam. Gabanna tenta ser educado e diz que o prato em Itália é um bocadinho diferente. Aida lá se vai justificando e diz que aquilo é à moda da Bela Vida e que se estranha ao principio, mas depois entranha-se. Todos estão enjoados e pousam os talheres. Albino prefere passar à lasanha. Tomé não entende nada do que dizem e grita, mas ninguém lhe liga nenhuma.

Florinda serve a lasanha e ficam todos rendidos. Gabanna diz que nunca comeu uma lasanha tão boa. Delfim elogia a comida de Quina, mas ela lembra que Florinda também participou. Aida quer impingir a sua massa, mas todos recusam. Tomé não pode recusar e lá acaba ele por comer a massa. Albino gaba-se de servir o melhor jantar italiano. Já terminaram todos de jantar e estão muito cheios e um pouco enjoados da massa, mas adoraram a lasanha. Quina vai buscar a sobremesa e todos querem provar. Albino diz que está tão cheio, que já não consegue provar a sobremesa. Todos os outros conseguem arranjar um espacinho.

Estão todos com vontade de provar o pudim, mas também estão muito enjoados da massa. Delfim pede um vinho do Porto para acompanhar e Guida (Cristina Oliveira) vai buscar. Gabanna estranha que morem ali dois casais e questiona-os sobre isso. Delfim diz que está de passagem e Gabanna pergunta se ele não é o dono do café. Fica um ambiente tenso, mas Delfim não se apercebe e quer contar o que se passou.

Delfim já bebeu uns copos a mais e recorda, orgulhoso, como ganhou alguns dos negócios da aldeia a jogar à batota. Albino e Tomé e as suas respetivas mulheres é que não acham piada nenhuma a relembrar o que aconteceu. Gabanna tenta perceber a extensão do que ali se passa.

Festa é Festa

Mais Festa é Festa