Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concorrência na rota da Madeira leva TAP a baixar preços

Relacionados

Transportadora portuguesa transportou mais de meio milhão para este destino em 2008

A concorrência da easyJet nos voos Lisboa-Funchal desde Outubro do ano passado obrigou a TAP a baixar as tarifas numa rota que em 2008 significou mais de meio milhão de passageiros para a companhia de bandeira portuguesa, diz a agência Lusa.

A liberalização do transporte aéreo pôs fim à imposição de obrigações de serviço público no transporte entre o Continente e a Madeira, até então assumidas pela companhia de bandeira TAP em code-share (partilha de voos) com a SATA.

PUB

Antes da liberalização, uma viagem Funchal-Lisboa-Funchal para residente custava 222,63 euros e a viagem Lisboa-Funchal-Lisboa 431,63 euros.

Quando, a 27 de Outubro, a easyJet se tornou a primeira transportadora nova, e até agora a única, a beneficiar da liberalização e inaugurou a rota Lisboa-Funchal, a companhia de baixo custo disponibilizava dois voos diários com preços a começar nos 51,98 euros (ida e volta).

No entanto, de Abril até Outubro um bilhete da easyjet nesta rota terá um custo médio de 34 euros, disse à Lusa fonte da companhia. O preço mais baixo por trajecto, com taxas incluídas, começa nos 24,99 euros.

Antes de 23 de Abril do ano passado, quando foi apresentado o regime «Céu Aberto da Madeira», assinalando a liberalização das rotas aéreas entre o Continente e a Região Autónoma, os preços que a TAP praticava estavam muito acima da oferta da concorrente de baixo custo.

Os efeitos da entrada da Easyjet

Na sequência da liberalização e ainda antes da entrada da easyJet, para se adiantar à (futura) concorrência, a TAP e a SATA lançaram uma campanha promocional de 20 mil bilhetes a preços de 71,3 euros Lisboa-Funchal (142,6 euros ida-e-volta) e 78,3 euros Funchal-Lisboa (ida-e-volta a 156,6 euros), que beneficiavam ainda dos 60 euros de subsídio de residente.

PUB

Mais tarde, devido a uma adesão em massa à promoção, o número de bilhetes foi aumentado para 30 mil.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da TAP, Fernando Pinto, em 2008 a companhia aérea transportou mais de 500 mil passageiros na rota Madeira-Continente.

Em declarações à agência Lusa por alturas da liberalização, o delegado regional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse que as viagens aéreas Madeira-Continente reservadas com menos de 72 horas de antecedência estavam a ser comercializadas a 447 e 527 euros, com as taxas.

Já este ano a TAP prolongou uma campanha de vendas para os voos Madeira-Continente com preços finais a partir de 59 euros (taxas já incluídas).

A transportadora aérea nacional vai manter preços finais a partir de 59 euros nos voos entre o Continente e a Madeira e de 65 euros nas ligações com partida da Região Autónoma e chegada a Lisboa ou Porto.

As viagens compradas no âmbito do prolongamento desta campanha de vendas da TAP podem ser realizadas até 31 de Maio de 2009.

PUB

Relacionados

Últimas