Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2009: Actualizações de IRS só depois de negociações de aumentos

Relacionados

Tabelas de dedução e retenção na fonte avançam tendo em conta negociações

As tabelas de dedução e retenção na fonte vão ser actualizadas tendo em conta os aumentos salariais que forem negociados, pelo que não há agravamento de IRS, esclareceu esta quarta-feira à agência «Lusa» o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Carlos Lobo reagia a uma notícia divulgada pelo «Diário de Notícias» em que se anunciava que «IRS aumenta para muitos portugueses».

PUB

O matutino explica que a proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2009 prevê uma actualização dos escalões do IRS em linha com a inflação de 2,5% prevista para o próximo ano e que actualização da maioria das deduções é feita acima desse limiar, mas outras ficam iguais.

No OE 2009 não constam actualizações às deduções à colecta para a habitação própria, assinala ainda o jornal.

Esta situação, aliada ao facto da proposta de aumentos salariais no Estado ser de 2,9%, acima da inflação prevista, leva o matutino a considerar que o «IRS aumenta para milhares de contribuintes», incluindo funcionários públicos.

Em declarações à agência «Lusa», Carlos Lobo explicou que todos os benefícios fiscais e todos os escalões de IRS vão ser actualizados, pelo menos à taxa de inflação prevista.

Quanto à habitação própria, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais recordou que as deduções à colecta para os juros de casa própria já foram actualizados de forma progressiva no pacote anticíclico, aprovado na semana passada na Assembleia da República, o que permite que entrem em vigor antes do OE para 2009.

A actualização das tabelas de dedução e retenção na fonte só poderá feita depois de definidos os aumentos salariais, disse Carlos Lobo, cuja negociação, recordou fonte do Ministério das Finanças, ainda nem começou.

PUB

Relacionados

Últimas