Paulo Portas defende venda de medicamentos unidose - TVI

Paulo Portas defende venda de medicamentos unidose

medicamentos

Líder do CDS-PP critica o novo sistema de comparticipação do Estado no preço dos medicamentos

Relacionados
«É preciso coragem para conseguir eficiência na despesa do medicamento», declarou esta segunda-feira o líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendendo a venda de medicamentos unidose e a prescrição por princípio activo.

«A eficiência na despesa do medicamento ganha-se com coragem, fazendo a unidose e a prescrição por princípio activo, não é prejudicando idosos que não estão doentes por gosto», frisou Paulo Portas aos jornalistas, à margem de uma visita à 36ª edição do Modtissimo, o único salão português da Industria Têxtil e Vestuário, que começou hoje na Alfândega do Porto, citado da agência Lusa.

Paulo Portas critica o novo sistema de comparticipação do Estado no preço dos medicamentos, que entra em vigor a 1 de Outubro.

«Ouço muitas vezes discussões sobre a despesa na saúde, mas em saúde não se poupa no doente, poupa-se no desperdício. Como é possível um idoso com 245 euros de pensão ir pagar mais por um remédio, quando todos somos obrigados a comprar mais medicamentos de marca do que genéricos e a comprar embalagens inteiras de comprimidos e não aquelas de que necessitamos», frisou Paulo Portas.

As alterações no novo sistema de comparticipação vão provocar um aumento do preço de alguns fármacos, apesar de o Governo ter avançado também com uma descida administrativa de seis por cento do preço de todos os medicamentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE