PT/TVI: BE quer saber se Taguspark conhecia documento «secreto» - TVI

PT/TVI: BE quer saber se Taguspark conhecia documento «secreto»

João Semedo

João Semedo envia requerimento a solicitar «alguns esclarecimentos» sobre parecer «privado e confidencial» endereçado a Rui Pedro Soares

Relacionados
O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o conselho de administração do Taguspark conhece o documento que faz a ligação entre o plano de aquisição da TVI e a alteração de chefias. O documento intitulado «Algumas ideias para a negociação no assunto Tagus» foi encontrado no âmbito do processo Figo/Taguspark e publicado num jornal.

De acordo com a Lusa, o deputado do BE João Semedo enviou esta quarta-feira um requerimento a solicitar «alguns esclarecimentos» sobre o documento, depois de terça-feira o presidente da comissão executiva do Taguspark ter recusado pronunciar-se sobre ele na audição da comissão de inquérito à actuação do Governo na tentativa de compra da TVI.

Américo Thomati foi confrontado durante a audição com uma cópia da notícia do «Diário de Notícias» de 22 de Abril que reproduzia na integra o documento, alegadamente elaborado pelo escritório de José Miguel Júdice no fim de 2008. O documento apreendido no gabinete do advogado Paulo Penedos na sede da Portugal Telecom explica, em detalhe, como é que a TVI iria ser comprada aos espanhóis da Prisa numa operação do Taguspark liderada pelo então administrador da PT.

Américo Thomati disse não reconhecer validade à cópia distribuída e afirmou que «uma coisa são documentos outra são papéis». O administrador do Taguspark disse apenas que «é um documento que está incluso num processo com o nome Taguspark/Figo».

O documento, que refere Rui Pedro Soares como o «project leader», afirma numa das alíneas o estabelecimento de um «acordo de princípio quanto à resolução - antes da aquisição - de todos os casos concretos em que se acorde ser necessário reestruturar executivos ou chefias».

Ou seja, notou o PSD na comissão de inquérito, o documento faz a ligação entre o negócio de aquisição da TVI e a alteração das chefias.

Para o deputado do BE João Semedo, é essencial saber se o conselho de administração conhece ou não o documento. Até porque, acrescenta o deputado, o BE tinha, a 8 de Abril, solicitado à Taguspark «todos os documentos» que de algum modo estivessem relacionados com a compra de parte do capital da Media Capital.
Continue a ler esta notícia

Relacionados