Subida das taxas de juro seria desastrosa para a Zona Euro - TVI

Subida das taxas de juro seria desastrosa para a Zona Euro

Trichet

Uma subida das taxas de juro na Zona Euro seria «arriscada, precipitada e injustificada», segundo adiantou o director do Serviço de Estudos do BBVA, Luis Luís Escriba.

Relacionados
O responsável, que apresentou os estudos da entidade bancária sobre a economia europeia, assinalou que apesar da economia europeia estar a recuperar (o BBVA estima um crescimento de 1,4% em 2005 e de 2% em 2006), com a ausência de tensões inflacionistas na Zona Euro e a com a procura interna a níveis baixos, não existe um cenário em que seja conveniente uma subida das taxas de juro.

Para o especialista, a ocorrer, uma subida do preço do dinheiro responde mais à análise da massa monetária na Zona Euro, que está a crescer cerca de 8%, do que a riscos reais de tensões inflacionistas, tendo em conta que o encarecimento do preço do petróleo apenas se sentiu nos preços energéticos e salários.

Desta forma, tomar em consideração o volume de dinheiro em circulação na altura de modificar a política monetária seria um «erro» que vai levar o BCE a tomar uma decisão «duvidosa e precipitada» porque se trata de uma acção «precipitada e não justificada» com a informação económica disponível neste momento.

«Eu não subiria as taxas de juro amanhã (reunião do BCE marcada para 1 de Dezembro sendo sendo que o mercado espera uma subida de 0,25% nas taxas directivas) porque o câmbio euro/dólar é um câmbio de tendência de crescimento da economia mundial que poderá pôr em risco a recuperação da Zona Euro e porque não há tensões inflacionistas», adiantou o especialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE