Câmaras gastam 789 milhões com cultura e desporto - TVI

Câmaras gastam 789 milhões com cultura e desporto

Estádio do Dragão

Lisboa e Algarve contrariaram tendência e obtiveram verba mais elevada

Relacionados
As despesas das câmaras municipais em actividades culturais e desporto ascenderam a cerca de 789,4 milhões de euros em 2007. Este montante traduziu-se num decréscimo de 1,7 por cento face ao ano anterior, de acordo com as estatísticas da cultura, desporto e recreio do Instituto Nacional de Estatística (INE) desse mesmo ano, publicado esta quinta-feira.

As reduções mais significativas ocorreram nas autarquias localizadas na Região Autónoma da Madeira (menos 27%), Alentejo (20%) e Centro (5%).

Por outro lado, as autarquias das regiões de Lisboa e do Algarve aumentaram as despesas efectuadas em cultura e desporto em 12% e 11%, respectivamente.

Desporto foi área que mais dinheiro recebeu

Do total das despesas em cultura e desporto realizadas em 2007 pelas câmaras municipais, continuaram a ser mais relevantes as afectas a jogos e desportos (38%), património cultural (12%), recintos culturais (11%), publicações e literatura (10%) e às actividades socioculturais (9%).

Os domínios que tiveram menor peso nas despesas foram a radiodifusão, cinema e fotografia, artes plásticas, artes cénicas e música, que representaram, em conjunto, cerca de 9% das despesas em cultura e desporto.

Do total das despesas em jogos e desportos (301,4 milhões de euros), 52% destinaram-se à construção e manutenção de recintos, 22% às associações desportivas e 20% às actividades desportivas.

Os municípios do Algarve, Alentejo e Região Autónoma dos Açores foram os que destinaram maior proporção do seu orçamento às actividades culturais e de desporto 14,2%, 12,6% e 12,1%, respectivamente.

As despesas em cultura e desporto tiveram menor peso nos orçamentos do conjunto das autarquias da Região Autónoma da Madeira (4,3%) e da região de Lisboa (8,2%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE