Schroders: «Agravamento do desemprego ameaça recuperação» - TVI

Schroders: «Agravamento do desemprego ameaça recuperação»

Euro

Subida da pressão fiscal poderá pesar no consumo

Relacionados
A recuperação económica europeia está «em andamento», mas o agravamento do desemprego e a quebra da procura ainda são fortes ameaças.

De acordo com o responsável pela gestão de acções europeias da Schroders, Gary Clarke, «a subida do desemprego continua a ser uma preocupação real. A Europa cortou custos mais rapidamente do que em qualquer outra recessão e a rigidez laboral deverá provocar um aumento do desemprego o que, combinado com a subida da pressão fiscal poderá pesar no consumo durante o próximo ano», disse.

«Os dados sugerem que a recuperação económica já começou na Europa, embora exista a possibilidade de um forte recuo à medida que vão sendo retirados os estímulos», alertou ainda Gary Clarke.

Já o gestor Richard Buxton garantiu que «a incerteza sobre o ritmo de crescimento económico e sobre a política de taxas de juro no Reino Unido exercerá provavelmente uma grande influência no sentimento do mercado».

«Os mercados emergentes tem mais para crescer, apesar do forte desempenho que registaram este ano. As economias emergentes assumiram a posição dos países desenvolvidos como motores da economia mundial», fisou Allan Conway.

Já Clive Dennis considera que «o crescimento será provavelmente débil no mundo desenvolvido e, num futuro imediato, prevê-se que as políticas monetárias mantenham a sua extrema flexibilidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE