Um quinto dos brinquedos chineses chumba testes de qualidade - TVI

Um quinto dos brinquedos chineses chumba testes de qualidade

brinquedos.jpg

Uma investigação da agência de inspecção de qualidade chinesa concluiu que 20 por cento dos brinquedos chineses chumbam nos padrões de segurança e qualidade, segundo um estudo que a organização publicou esta segunda-feira na sua página na Internet.

Relacionados
O estudo da Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspecção e Quarentena do Estado, baseado em investigações aleatórias, concluiu que só 80,8 por cento dos brinquedos chineses foram considerados aceitáveis.

Os defeitos dos brinquedos incluem matérias-primas tóxicas ou nocivas para saúde, arestas afiadas, saliências perigosas e instruções inapropriadas, demonstra o estudo.

A agência, que realizou inspecções aleatórias em 120 produtos produzidos por 108 empresas nas províncias orientais costeiras de Fujian, Zhejiang, Jiangsu, na cidade de Xangai, o centro económico e industrial da China e na província de Guangdong, no sul do país, fronteira a Macau, tinha já descoberto em Maio de 2006 que de 25 por cento dos brinquedos não cumpriam as normas de qualidade.

A China é o maior exportador mundial de brinquedos, assegurando 70 por cento das exportações mundiais do sector.

Numa investigação em 2006 a Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspecção e Quarentena do Estado descobriu que algumas bonecas estavam recheadas com resíduos industriais e hospitalares, como algodão gaze, que provocavam alergias nas crianças.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE