Recorde: Espanha paga mais de 6% pela dívida - TVI

Recorde: Espanha paga mais de 6% pela dívida

País vizinho coloca mais dívida que o previsto e com procura mais forte

Relacionados
A Espanha pagou os juros mais altos de sempre pela dívida a 5 anos que leiloou esta quinta-feira. O país vizinho colocou 2.220 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a 2, 3 e 5 anos, ligeiramente acima do montante máximo indicativo de dois mil milhões de euros, mas os juros voltaram a disparar.

No prazo a cinco anos, Espanha colocou 602 milhões de euros, e o juro foi o mais alto de sempre: 6,072%. No último leilão com esta maturidade, a Espanha tinha pago 4,960%. A procura, mesmo assim, foi mais elevada e superou a oferta 3,4 vezes.

No entanto, foi nas obrigações a dois anos que os juros pagos por Madrid mais subiram. Aliás, mais que duplicaram. Foram colocados 700 milhões com este prazo, com um juro de 4,706%, quando no leilão anterior a taxa se ficara pelos 2,069%. Também aqui a procura foi forte: quatro vezes a oferta.

O país vizinho colocou ainda 918 milhões de euros com maturidade a 3 anos, onde o juro cobrado pelos investidores se situou em média nos 5,547%, também uma subida face aos 4,876% do anterior leilão. Neste prazo, a procura superou a oferta em 3,2 vezes.

Confirma-se assim a crescente desconfiança dos investidores relativamente a Espanha. Já na terça-feira, o país vizinho tinha ido ao mercado para colocar Bilhetes do Tesouro (BT) a 12 e 18 meses, e tinha pago taxas de juro acima de 5%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados