China: explosivos ilegais mataram 27 mineiros - TVI

China: explosivos ilegais mataram 27 mineiros

China: explosão numa mina mata 105 pessoas

Má qualidade dos explosivos causou explosão numa mina de carvão

Relacionados
Explosivos ilegais de má qualidade foram a causa de explosão numa mina de carvão que no sábado matou 27 trabalhadores na província chinesa de Shanxi, no norte do país, segundo fontes policiais citadas pela agência oficial Xinhua.

«Os explosivos de má qualidade armazenados no túnel detonaram, provocando a explosão», explicou um inspector do organismo regional de controlo das minas, acrescentando que a «pobre gestão» da segurança foi outra das causas do elevado número de mortes.

O director da organismo estatal responsável pela segurança das minas de carvão declarou que os inspectores apuraram que a empresa mineira tinha escavado em áreas não aprovadas pelas autoridades, onde não havia ventilação suficiente.

A explosão causou a morte a 27 dos 58 trabalhadores que nesse momento estavam na mina.

As minas de carvão chinesas são as mais perigosas do mundo: em 2007, 3.770 pessoas morreram nas minas, um número que, no entanto, desceu 17,7 por cento em relação ao ano anterior.

Na origem destas mortes está, sobretudo, a falta de medidas de segurança, a actividade ilegal ou a sobre-exploração dos poços.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE