Da certeza da Ota, à escolha de Alcochete. O Governo cedeu às pressões de diversas entidades que apresentaram estudos com alternativas à Ota e encomendou um novo trabalho ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Em sete factores críticos, Alcochete ganhou quatro. Mas mesmo nos critérios que perdeu, as diferenças foram mínimas.
Leia aqui o estudo
Concorda com a localização do novo aeroporto?
O que é que Alcochete tem? Na conclusão do estudo do LNEC pode ler-se que «face aos resultados da análise comparada e na hipótese de ser atribuída igual importância a cada um dos factores críticos analisados (...) a localização na zona do Campo de Tiro de Alcochete (CTA) é a que, do ponto de vista técnico e financeiro, se verificou ser, globalmente, mais favorável».
Alguns pontos, incluídos nos sete factores, não escaparam aos especialistas e mereceram destaque nas alíneas conclusivas: «O facto do Campo de tiro de Alcochete ter capacidade de expansão, (...) poder ter mais do que as duas pistas e, ainda, o funcionamento independente das pistas».
Factores críticos para a decisão um a um
Segurança, eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo. Neste ponto, o estudo concluiu que «sob o ponto de vista da eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo (...) os elementos disponíveis indiciam a zona do CTA como mais favorável».
Sustentabilidade dos recursos naturais e riscos.
«O reordenamento das linhas de água na Ota», assim como o contacto directo com o estuário do rio Tejo, implicam intervenções mais complexas. «E, por isso, os custos das intervenções - como, por exemplo, a construção de uma barragem - são superiores na Ota».
Natureza e biodiversidade. «Aqui a localização do CTA é mais desvantajosa. Na Ota, os valores naturais importantes tendem a ocupar áreas pequenas e fragmentadas (...) nestas condições, é possível planear a implantação das infra-estruturas evitando zonas ecologicamente mais sensíveis». Em Alcochete, os impactos sobre as aves aquáticas são os mais relevantes.
Sistema de transportes e acessibilidades. «No que se refere às acessibilidades, a comparação resulta favorável à Ota», mas de forma pouco expressiva.
Ordenamento do território e património. De acordo com o estudo «a zona da Ota apresenta como principais vantagens a valorização do Sistema Urbano do Oeste e Centro Litoral, o aproveitamento do potencial empreendedor e de recursos humanos, e, em menor grau, o impulso ao desenvolvimento turístico dessas regiões. Como principal desvantagem destacam-se as dificuldades de expansão e de acomodação de uma cidade aeroportuária».
Já «a localização na zona do CTA apresenta como principais vantagens a recuperação de áreas industriais obsoletas na Península de Setúbal, a possibilidade de expansão e implantação de uma cidade aeroportuária. E ainda, em menor grau, o impulso ao desenvolvimento económico do Alentejo».
A desvantagem seria «o perigo de destruição de um vasto património silvícola, agrícola e ambiental». Neste ponto o estudo não reconhece vencedores.
Competitividade e desenvolvimento económico. «Ponderando riscos e oportunidades há vantagem para Alcochete». E porquê? «Devido à optimização das condições económico-financeiras de desenvolvimento do projecto, à aproximação ao posicionamento estratégico com maior capacidade concorrencial e à aproximação ao modelo de cidade-aeroporto».
Avaliação financeira. «O valor do projecto» é um dos aspectos favoráveis com uma poupança de 260 milhões de euros.
O que é que Alcochete tem?
- Portugal Diário
- 11 jan 2009, 16:47
Dois estudos levaram Executivo de Sócrates a esquecer a Ota e escolher outra localização para o novo aeroporto. Ambas eram escolhas viáveis, mas a margem Sul ganhou nas comparações. PDiário explica-lhe porquê. E o leitor? Preferia a opção Ota?
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