Mais portugueses foram rezar a Fátima - TVI

Mais portugueses foram rezar a Fátima

  • Portugal Diário
  • 8 fev 2008, 17:15
Fátima (Paulo Novais/Lusa)

No ano passado cerca de 5,5 milhões de peregrinos passaram pela Cova de Iria

Relacionados
A Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em Outubro, e a comemoração dos 90 anos das Aparições levaram ao aumento de peregrinos no Santuário de Fátima, que, segundo dados divulgados esta sexta-feira pela instituição, chegaram aos 5,5 milhões em 2007, informa a Lusa.

Segundo o Santuário, em 2007 passaram pela Cova da Iria cerca de 5,5 milhões de peregrinos, mais 500 mil que no ano anterior.

Nas cerimónias oficiais, o número de participantes foi de 4,9 milhões, a que se somam os participantes nas celebrações particulares.

Esta subida está directamente relacionada com as celebrações dos 90 anos das Aparições mas também com a inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade, que provocou um aumento dos participantes na eucaristia diária das 11h00, explicou fonte do Santuário.

Fátima: acesso difícil à cidade-santuário

«Este é o templo que faltava»

Também o número de confissões subiu de 190 mil para 200 mil, bem como o número de hóstias consumidas (1,7 milhões de partículas).

Espanha, Itália e Polónia mantêm-se como os países com mais peregrinos no santuário, referem ainda os dados divulgados pelo Serviço de Peregrinos.

Para o padre Virgílio Antunes, director deste serviço, Fátima «deixou de ser simplesmente um lugar geográfico para se transformar numa mensagem» para «muitos milhões» que procuram na cidade-santuário a sua «paz interior».

Para isso, porém, são necessários «lugares tranquilos, espaços verdes, zonas pedonais, arrumação e diminuição dos caudais de trânsito», bem como a «eliminação dos ruídos de diversa ordem», defendeu aquele responsável do Santuário.

«Não estamos à espera que seja o Estado ou as instituições pública a fazer a difusão da mensagem de Fátima», mas «esperamos que este fenómeno de massas seja reconhecido como tal», acrescentou Virgílio Antunes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados