UE proíbe exportações de madeira portuguesa - TVI

UE proíbe exportações de madeira portuguesa

Floresta [arquivo] - Foto de Jon Sullivan

Restrições têm como objectivo conter a praga do nemátodo do pinheiro, que está a atingir o país

Relacionados
A Comissão Europeia (CE) decidiu impor restrições ao comércio de árvores coníferas e de madeira de Portugal, medidas que têm como objectivo conter a praga do nemátodo do pinheiro, disse esta segunda-feira à Agência Lusa, em Bruxelas, fonte comunitária.

«Todos os movimentos de madeira de coníferas, casca ou plantas susceptíveis a partir de Portugal continental para outros Estados-membros estão agora proibidos, a não ser que o material tenha sido sujeito a um tratamento adequado por calor ou para as plantas», sublinhou a fonte.

As medidas - decididas na sexta-feira passada, numa reunião do Comité Fitossanitário da União Europeia, mas só hoje divulgadas - incluem ainda «a destruição de árvores infectadas ou sintomáticas», sendo que o corte e o processamento das mesmas terá que ser feito «sob supervisão oficial», segundo a mesma fonte.

Pinhais do centro escapam a praga mortal

Lagarta do pinheiro está mais perigosa

Caso o nemátodo seja detectado na zona tampão, «todas as árvores susceptíveis num raio de 50 quilómetros em redor da zona afectada terão de ser destruídas», segundo a decisão comunitária.

O nemátodo do pinheiro foi identificado pela primeira vez em 1999 na zona de Setúbal, mas foi detectado este ano também na Região Centro, nas freguesias de Sarzedo (Arganil) e da Lousã (Lousã).

Entretanto, numa portaria publicada a semana passada, o Ministério da Agricultura alargou a todo o território a zona afectada pelas larvas de insecto que perfuram as árvores e de restrição.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE