Obama «acaba» com prospecção de petróleo no Árctico - TVI

Obama «acaba» com prospecção de petróleo no Árctico

Petróleo

A medida, gerada pelo desastre ambiental no Golfo do México, vai ser anunciada esta quinta-feira e vai estar em vigor até 2011

Relacionados
Barack Obama vai anunciar esta quinta-feira que os Estados Unidos vão suspender a prospecção de petróleo no oceano Árctico até 2011. A decisão faz parte de um pacote de medidas que o Presidente dos EUA planeia adoptar na sequência do desastre ambiental causado pela explosão de uma plataforma petrolífera no Golfo do México. A informação é avançada à Reuters pelo senador democrata do Alasca Mark Begich, que cita o Ministério norte-americano do Interior.

Ainda de acordo com o mesmo senador, Obama vai também anunciar requisitos mais exigentes para garantir a segurança da prospecção de petróleo no mar e reforçar as inspecções das plataformas de petróleo.

A decisão do Presidente norte-americano vai pôr em causa os planos da Shell Oil para a prospecção de poços exploratórios nas costas do Alasca neste Verão.

Os planos da Shell para explorar petróleo no Árctico têm gerado uma controvérsia crescente nas últimas semanas, ao mesmo tempo que o Governo tem tentado conter o derrame de petróleo no Golfo do México.

«Estou frustrado com esta decisão da administração Obama de suspender a prospecção offshore durante um ano, porque irá causar mais atrasos e encarecer os custos do petróleo nacional e da produção de gás para atender às necessidades energéticas da nação», refere o senador Mark Begich em comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos