Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: análises a dois doentes em Portugal

Relacionados

«Não existe em Portugal qualquer caso confirmado», insiste DGS

O director-geral da Saúde disse esta quarta-feira que estão em curso testes laboratoriais a dois doentes em Portugal para despiste de uma série de vírus, incluindo o da gripe, sendo um deles uma criança internada no Porto, escreve a Lusa.

O responsável do Ministério da Saúde garantiu, em declarações aos jornalistas, no Parlamento, que «não são casos suspeitos» de gripe suína e que «não existe em Portugal qualquer caso confirmado» até ao momento.

PUB

Ministra pede Calma

«Consideramos que não há casos suspeitos. Ou há casos ou não há casos e neste momento não existem», disse Francisco George, explicando que estes testes enquadram-se na actividade médica normal para despiste de várias doenças, cujo diagnóstico não é imediatamente perceptível.

No final de uma audição na Comissão Parlamentar da Saúde, especificou que se trata de um diagnóstico diferencial em que um médico procura uma resposta, entre várias causas possíveis, para o mesmo quadro de sintomas.

Portugueses devem estar «seguros», diz Sócrates

Desde o dia 24 de Abril, momento em que se começou a falar mais sobre a gripe suína em Portugal, explicou, foram realizados cerca de dez estudos a doentes com quadros infecciosos e com sintomas compatíveis com a gripe.

PUB

Gripe: criança internada pode ter meningite

«Estamos a falar de testes de laboratório que visam identificar uma determinada infecção e estes testes vão permitir saber qual o vírus que explica esse quadro ou até mesmo qual a bactéria», frisou.

«Tudo indica não ser um caso de gripe»

Relativamente à criança internada no Hospital de S.João, no Porto, o responsável disse que «tudo indica não ser um caso de gripe». «Trata-se de uma criança, filha de emigrantes nos EUA, que adoeceu com febre e o médico considerou que tinha de ter testes laboratoriais para continuar a marcha geral do seu pensamento de diagnóstico», disse.

«Entretanto no plano clínico já foi diagnosticada (a esta criança) outra entidade clínica. A questão será motivo de esclarecimento por parte do Hospital de S.João», adiantou.

No caso em estudo a natureza é, provavelmente, bacteriana, disse.

PUB

Relacionados

Últimas