Venezuela: 7.529 assassinatos em nove meses - TVI

Venezuela: 7.529 assassinatos em nove meses

  • Portugal Diário
  • 22 out 2007, 20:03

A capital, Caracas, lidera a lista com 1.947 mortes

Relacionados
Nos primeiros nove meses deste ano, pelo menos 7.529 pessoas foram assassinadas na Venezuela, 1.947 das quais em Caracas, segundo a imprensa que diariamente dá conta da ocorrência de casos de violência no país, noticia a Lusa.

Ainda hoje jornais como o Últimas Notícias, o El nacional e o El Universal faziam títulos de casos como um produtor de gado sequestrado encontrado morto, três homens assassinados em El Valle e de um operário morto quando comprava medicamentos para o filho, exemplo do modo como a insegurança afecta os venezuelanos.

Apesar da gravidade da situação, como explicou à Lusa um vendedor de jornais, notícias deste tipo já não fazem subir as vendas.

«As pessoas vão-se habituando à insegurança, tomam as medidas que podem, mas começam a ficar insensíveis ao que acontece à sua volta perante tantas notícias diárias de assassínios», afirmou.

A obtenção de dados dados oficiais sobre o número de assassínios, por parte da comunicação social, é também uma tarefa complicada.

Do Ministério do Interior e Justiça, os jornalistas são remetidos para o Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, onde os dados são revelados a conta gotas, refere a Lusa.

A situação obriga a somar os casos confirmados e a elaborar estatísticas próprias como as que levam a concluir que entre 10 de Janeiro de 2007 e 30 de Setembro pelo menos 7.529 pessoas foram assassinadas na Venezuela.

A capital ocupa o primeiro lugar, com 1.947 casos, seguido pelos Estados de Carabobo e Miranda, com 1.009 e 1.003 respectivamente.

No Estado de Zúlia, 953 pessoas foram assassinadas no mesmo período, seguido por Bolívar (623), Arágua (600), Anzoátegui (514), Lara (429), Barinas (249) e Táchira com 202 homicídios.
Continue a ler esta notícia

Relacionados