Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Foi a maior alegria do mundo»

Relacionados

Bebé de Penafiel: Menina vai ficar em casa de uma vizinha, juntamente com a família, durante os próximos dias. Aldeia de Cernadelo organizou uma festa de arromba, mas a vedeta não vai estar presente. Mãe explica porquê

A pequena Andreia foi entregue aos pais exactamente no dia em que se assinalam 13 meses sobre o rapto do Hospital do Padre Américo, em Penafiel.

Um carro da Câmara de Lousada, chegou a Cernadelo às 13:10, transportando mãe e filha, desde a «Casa do Caminho», em Matosinhos.

PUB

Isaura Pinto segurava a menina nos braços, tapada por uma fralda para que se lhe não visse o rosto. Seguiu directamente para casa da comadre, Arminda Mendes, a escassos 150 metros da sua habitação.

É precisamente aí que toda a família Pinto irá permanecer até à conclusão das obras na sua casa, informou aos jornalistas a madrinha de um dos filhos de Isaura e Albino.

Depois de ter sentido «a maior alegria do mundo» ao abraçar a pequena Andreia, a mãe sorridente informou que tenciona ir à festa organizada pelos vizinhos, mas que a menina ficará no recato do lar, conforme lhe pediram as assistentes sociais.

Entre as várias razões invocadas pelas técnicas está o facto de a menina não ter ainda todas as vacinas necessárias.

«A gente tem que obedecer porque eu não a quero perder», justificou-se a senhora.

Na rua, a vizinhança não escondia a desilusão. «Então a gente organiza-lhes isto tudo e eles metem-se dentro de casa!?». Os ânimos acalmaram quando Isaura veio cá fora saudar a população, empenhada em dar as boas vindas à filha mais famosa da terra.

PUB

Quando regressou a casa da comadre, Isaura fez a vontade ao povo da terra e assomou à janela com a pequena Andreia. Ouviram-se palmas. Os cerca de 30 vizinhos, a maioria envergando o melhor traje de festa, recebeu finalmente a recompensa pelo esforço.

Antes de a vedeta da terra ter aparecido à janela nos braços da mãe, ouviram-se foguetes enquanto os vizinhos petiscavam em redor de uma mesa repleta de iguarias e onde não faltava o champanhe.

«Agora eles já não têm por onde pegar

As obras na casa serão realizadas pela Câmara Municipal de Lousada e pelo senhorio e incluem a edificação de um anexo nas traseiras da habitação onde serão criados mais dois quartos. Os móveis novos são oferecidos pela Moviflor.

Agora que a casa cresce e se torna mais confortável, Isaura expressa o desejo de ver toda a família reunida, já que duas filhas estão entregues a uma família de acolhimento (madrinha) e a mais velha reside com os avós.

«Agora (com as obras) eles (serviços sociais) já não têm por onde pegar», argumentou a mãe.

PUB

Andreia Elisabete deixou finalmente de ser Joana. A aldeia de Cernadelo já está em festa, apesar de o arranque oficial das comemorações só estar marcado para as 17 horas.

Enquanto isso, dentro de casa, a menina estava assustada. As técnicas explicam que é normal: conheceu três casas diferentes no espaço de poucos dias.

Isaura mudou a fralda à menina e deu-lhe o almoço. Uma rotina de que não estará esquecida. Andreia tem seis irmãos, o mais pequeno com apenas quatro anos de vida e que não conteve a euforia pela chegada da irmã.

PUB

Relacionados

Últimas