Já fez LIKE no TVI Notícias?

Meninos portugueses libertados

Relacionados

Três dos quatros portugueses sequestrados há duas semanas em Táchira, na Venezuela, foram libertados. Polícia confirmou ao PortugalDiário que o adulto continua em cativeiro. Família está «à espera dos meninos» mas polícia avança que «estão bem»

[Artigo actualizado às 23:05]

David Mariano Barreto Vales, Alberto Luis Parra Barreto e José Luis Parra Barreto foram libertados pelos sequestrados, que os mantinham cativos há cerca de duas semanas (desde 12 de Agosto). A informação foi confirmada ao PortugalDiário pela Guarda Nacional de San Cristóbal.

PUB

«Podemos confirmar que as três crianças foram libertadas nesta sexta-feira e já estão a caminho de um lugar seguro em San Cristobal juntamente com forças policiais», informou fonte oficial. As crianças foram encontradas junto a um rio na zona fronteiriça com a Colômbia, onde foram deixadas por uma lancha.

«Depois de terem sido recuperados, vão ser transportados de helicóptero para San Cristóbal, onde serão sujeitos a exames médicos», referiu em conferência de imprensa Marcos Chávez, director do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalisticas. «Os meninos estão bem», frisou.

Os menores foram encontrados no estado fronteiriço Apure, vizinho de Táchira, na fronteira com a Colômbia. Ao contrário do que foi inicialmente avançado pelas autoridades, os adolescentes estão a ser transportados por via terrestre até San Cristóbal. Antes de serem entregues à família os três menores ainda vão ser alvo de exames médicos para confirmar o seu estado de saúde.

A chegada a San Cristóbal deve acontecer durante esta madrugada (hora portuguesa).

PUB

Quando a David Barreto, o adulto, pai de uma criança e tio das outras duas, mantém-se em cativeiro, não se conhecendo mais pormenores. «A libertação resultou da pressão feita nos últimos dias. Realizaram-se algumas detenções, entre quatro e cinco, que ajudaram a esclarecer melhor o caso e deter o resto dos integrantes do grupo que realizou o sequestro e que ainda detém o adulto», frisou Chávez.

«É uma grande emoção»

«Sim, confirmo que os três meninos foram libertados e já estão a caminho de casa. Estamos todos à espera deles. A família está toda reunida aqui em casa e estamos muito emocionados», disse ao PDiário Nilda Barreto, irmã de David, que continua sequestrado.

«Só não podemos ficar totalmente felizes, porque ainda não temos notícias do meu irmão David. Mas temos muita esperança que também saia em liberdade», frisou, enquanto não escondeu a emoção do momento, perceptível pela voz trémula.

Agora, basta esperar pelo regresso dos meninos, que foram libertados na região de La Victoria, no estado de Apure, a cerca de sete horas de distância (de carro) de San Cristóbal, cidade onde vive a família Barreto.

PUB

Apelos para libertação do comerciante

Várias associações portuguesas da Venezuelana manifestaram-se satisfeitas com o fim do sequestro dos três menores raptados no passado dia 12 e exortaram os sequestradores a libertar também o comerciante português David Barreto Alcedo.

«Graças a Deus por essa notícia (libertação das crianças). Agora é importante fazer um apelo a todos aqueles que lamentavelmente seguem pelo caminho errado da violência, para que se convertam a Deus e libertem também o outro português», disse à Agência o director da Missão Católica Portuguesa de Caracas.

Por outro lado o presidente do Centro Português de Caracas, Juan Gonçalves, mostrou-se «agradado» com a notícia da libertação das crianças, mas lamentou que os sequestradores «não tenham libertado também ao pai de um dos miúdos». «Oxalá que reflictam e que soltem também o pai», disse.

Também o presidente da Câmara Portuguesa de Arágua (Maracay) saudou a libertação, insistindo na necessidade de que «tenham com o pai (de uma delas) a mesma compaixão». «Assim como os filhos são importantes para os pais, para um filho um pai é muito importante», enfatizou.

* Com Lusa

PUB

Relacionados

Últimas